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Edição 119 | EXPEDIENTE
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  Alimentação é aliada no combate à hipertensão

Doença crônica compromete todo o organismo e já afeta 30% dos brasileiros; cefaléia é o sintoma que ocorre com mais frequência

 

Por Camilla Perez

 

Durante os últimos dias, o assunto que esteve em pauta no Brasil e no resto do mundo foi a repentina internação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Diagnosticado com uma crise de hipertensão, o quadro foi apenas um fato isolado em seu histórico clínico, não havendo necessidade de tratamentos medicinais.

 

Isto, entretanto, não é nem um pouco comum, pois 30% da população brasileira sofrem de hipertensão sendo que, segundo dados do Ministério da Saúde, 35% daquelas que têm mais de 40 anos possuem pressão alta.

 

Entre as causas da doença estão os fatores genéticos, idade avançada, má alimentação, obesidade, excesso de consumo de álcool e falta de exercício físico.

 

Segundo Flávio Cure, cardiologista fundador da ONG Rio Coração, "a hipertensão, na maioria das vezes, cursa sem sintomas ou indícios. Sendo que, quando acontece, a cefaléia é o sintoma mais frequente".

 

É importante ressaltar palpitação e pontinhos luminosos na vista, também são um indicativo de que a saúde já não está bem. E, se o diagnóstico for mesmo de pressão alta, as consequências podem ser devastadoras.

 

Os rins são prejudicados, pois ficam sobrecarregados pela força do sangue durante a filtragem. A pressão alarga os poros, fazendo com que algumas proteínas escapem pela urina, o que pode comprometer sua função e até causar a falência do órgão.

 

Além disso, os olhos também são afetados. A hipertensão pode danificar a retina, levando a problemas de visão. No caso de cirurgias, ainda há graves riscos de sangramentos.

 

Para ajudar a população a controlar e combater este mal, a nutricionista Bruna Murta da rede Mundo Verde - especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar -, dá dicas para uma alimentação saudável e equilibrada. Assim, as chances de manter a pressão arterial sobre controle são maiores, e o organismo será muitíssimo beneficiado pelas mudanças. Confira!

 

É importante:

 

- Consumir uma variedade de frutas, verduras, legumes;

- Incluir cereais integrais na dieta;

- Ingerir alimentos assados, grelhados ou cozidos;

- Utilizar óleos vegetais (oliva, girassol, milho);

- Beber pelo menos 2 litros de água por dia;

- Optar pelo leite desnatado;

- Utilizar queijos com pouca gordura (minas, ricota, cottage) e manteiga ou margarina sem sal;

- Reduzir o sal, seguindo orientações do médico ou nutricionista;

- Utilizar como tempero alho, cebola, limão, azeite doce, ervas, pimentão, noz moscada, orégano, manjericão, alecrim.

 

Evite:

 

- Excesso de sal;

- Alimentos muito gordurosos;

- Cafeína, chá preto, chá mate, refrigerantes tipo cola;

- Embutidos (calabresa, salame, mortadela, salsicha) e enlatados; presunto, bacon, azeitonas, picles, ketchup, maionese, manteiga com sal;

- Bebidas alcoólicas.

 

 

Recomendações gerais:

 

- Verifique frequentemente sua pressão arterial;

- Procure manter o peso adequado. Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão;

- Evite o fumo;

- Pratique exercícios físicos com orientação;

- Mantenha hábitos de vida saudáveis.

 

Seguindo as recomendações sugeridas e visitando o médico regularmente, você contribui para a sua saúde e seu bem-estar, sem complicações!

 





 
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