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Edição 119 | EXPEDIENTE
Cozinha mais saudável / Home

  Bom para o coração

por Leonardo Valle

Do anonimato ao estrelato, a vitamina E ficou conhecida por melhorar a circulação sanguínea e também impedir que o excesso de gordura consumido seja despejado no sangue. Veja as principais fontes do nutriente a cada 100 g destes alimentos:


das pessoas que consomem periodicamente gordura trans têm risco de desenvolver depressão. em compensação, alimentos ricos em gordura boa (poli e monossaturadas) previnem distúrbios mentais

 

DE OLHO NOS ALIMENTOS

Comida de rua
Um estudo recente captou a percepção das pessoas que se alimentam em barracas de rua. A conclusão é de que o consumidor está correndo risco de forma consciente, pois sabe da falta de higiene, mas opta por esse tipo de alimentação devido ao preço e à praticidade. Alguns acham que pelo fato de nunca terem adoecido estão livres de um problema mais sério. Para eles, uma diarreia, por exemplo, faz parte da vida. Isso não é verdade, já que a pessoa pode se tornar um portador daquele micro- -organismo e disseminar a doença. E, caso esteja com a imunidade baixa, aí a questão é ainda mais séria.


Troca esperta

Na hora de preparar a carne, fique de olho na dica da nutricionista Sylvia Tosi, de Bauru (SP).

Bife à parmeggiana
Além de 100g desta delícia atingir até 350 kcal, o queijo possui cálcio, que compete com o ferro da carne. O resultado da briga é que nenhum dos dois minerais será absorvido pelo organismo adequadamente.

Carne ao molho de laranja
O prato contém 180 kcal e possui um grande benefício: a vitamina C, que aumenta em até 40% a absorção do ferro da carne. Isso espanta o fantasma da anemia, fortalecendo as defesas naturais do corpo.

Menos tempo, mais nutrientes
Comida de criança (MG Editores), da nutricionista Cláudia Lobo, é uma boa sugestão para quem não tem tempo para cozinhar. São dicas para acertar na escolha dos alimentos e ainda preparar refeições rápidas e muiro nutritivas. À venda por R$ 69,90.



Brócolis reduz riscos de problemas pulmonares
Estudos da John Hopkins School of Medicine (EUA) sugerem que o brócolis pode reduzir problemas pulmonares em pacientes que sofrem com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Isso porque o vegetal possui uma substância chamada sulforafano, que estimula a ação da proteína NRF2. Essa proteína faz uma verdadeira faxina nas toxinas trazidas pela poluição e pelo fumo, impedindo que elas alterem as células pulmonares. Outro ponto positivo é que o sulforafano também se mostrou eficiente na minimização de danos causados pelo diabetes na corrente sanguínea.


"O chá de cavalinha não só ajuda a combater a retenção de líquidos como também fornece potássio, sílica, cálcio, magnésio e manganês. Dessa maneira, ele fortalece ossos, dentes, unhas e também cabelos. Consuma de 2 a 3 xícaras da bebida todos os dias", recomenda a nutróloga Tamara Mazaracki

 

5 dicas contra o estufamento

1. Feijão, ervilha e lentilha possuem carboidratos não absorvíveis que fermentam no intestino. Combata o problema deixando o feijão de molho durante a noite e trocando sua água antes de cozinhar.
2. Consumir chá de hortelã aumenta a produção de ácido no estômago e melhora a digestão.
3. As fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino, mas seu excesso pode produzir gases e causar má digestão. A recomendação é não ultrapassar 25 g do nutriente por dia.
4. Quanto mais gordura tiver a carne, mais a chance de ela fermentar e formar gases. Opte sempre por cortes magros.
5. Se consumidas em excesso, uva-passa, banana e maçã viram alimento para as bactérias que vivem no aparelho digestório e causam distensão abdominal.

FONTES: CAROLINA BIANCO ARZUA, NUTRICIONISTA DO GRUPO DE APOIO E TRATAMENTO A PESSOAS COM OBESIDADE E SOBREPESO (GAPOS) / BRUNA CAMARGO, NUTRICIONISTA DA MATERNA - ESCOLA INFANTIL (VALORES REFERENTES A 100G DO ALI MENTO) / UNIVERSIDADE DE LAS PALMAS DE GRAN CANARIA (ESPANHA) FOTOS: SHUTTERSTOCK / DIVULGAÇÃO





 
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