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Edição 119 | EXPEDIENTE
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  A eficácia do Tai Chi Chuan
Realizada na maioria dos hospitais e clínicas da China, a técnica combina movimentos suaves, respiração profunda e meditação

por Cristina Almeida

Existem muitas lendas sobre as origens do Tai Chi Chuan, que datam do século XII a.C. A mais famosa delas é a história do monge chinês taoista chamado Chang San Feng. Hábil em várias artes marciais, ele sonhava em agregar princípios filosóficos às técnicas corporais de luta e autodefesa. A partir da observação de animais como o tigre, o dragão, o leopardo, a cobra e a garça (gru), o monge notou que os dois últimos eram muito mais hábeis na superação de oponentes fortes e ágeis. A partir daí, desenvolveu uma série de exercícios físicos que imitam seus movimentos, tidos como capazes de estimular a integração do ser humano por meio do fortalecimento físico, do equilíbrio emocional, da flexibilidade do corpo e clareza mental, bem como do desenvolvimento do discernimento entre o bem e o mal e do caráter pessoal.

Por que é benéfico?
Para os chineses, o Tai Chi Chuan permite o fruir da energia vital Qi (ar/força) por todo o corpo, equilibrando as forças opostas da natureza conhecidas como Yin e Yang. Para a saúde, essa harmonia energética é benéfica de várias maneiras, uma vez que a prática fortalece ossos, músculos, tendões, metabolismo, além de garantir o bom funcionamento de todos os sistemas orgânicos, aumentar a capacidade pulmonar e estimular a circulação sanguínea. Há ainda melhora do equilíbrio e proveito psicológicos, que resultam no controle das emoções e mais concentração, respostas imediatas dos exercícios respiratórios e do foco exigido para a realização de todas as séries de movimentos.

Cuidados prévios
Embora considerado seguro, inclusive para os idosos, se praticado de forma excessiva ou sem supervisão, o Tai Chi pode causar torções e dores musculares. Gestantes devem iniciar após o terceiro mês de gravidez, e requerem acompanhamento de um instrutor. Pessoas com hérnias, problemas articulares, dores nas costas, torções, fraturas ou osteoporose grave devem ser consultadas antes do início dessa prática. Segundo a professora Ângela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC), a técnica possui apenas uma contraindicação: indivíduos que sofrem de distúrbios mentais ou estejam em tratamento com remédios controlados.

Além disso, por ser considerada uma prática de baixo impacto, pesquisas científicas mostram que ela é benéfica para pessoas que sofrem com diabetes, doenças reumáticas, osteoporose, doença de Parkinson, doenças cardiovasculares, dor crônica, depressão, além de prevenir quedas.

 

A terapia é também conhecida como meditação no movimento. "Isso porque a respiração profunda e o estado de atenção e presença acalmam os pensamentos, fazendo com que a mente do praticante fique mais tranquila e clara", afirma Ângela Soci

5 vantagens para quem pratica

1. Flexibilidade e força. Os exercícios requerem contração e relaxamento de determinadas partes do corpo, diminuindo a sensação de fraqueza e fortalecendo os músculos. A falta de flexibilidade e o enrijecimento muscular podem ser a causa da muitas dores e limitações. A prática ajuda a coordenar os movimentos corrigindo essas dificuldades.
2. Menos estresse. Durante os exercícios é preciso se concentrar na respiração e nos movimentos, e essa atitude ajuda a acalmar as emoções e a mente, promovendo uma sensação de bem-estar geral.
3. Melhora da postura. Ombros e costas são constantemente solicitados para o alinhamento da coluna durante os exercícios. E esses movimentos naturalmente estimulam a manutenção do alinhamento da coluna vertebral, evitando possíveis dores nas costas ou no pescoço.
4. Aumento da capacidade respiratória. O ritmo respiratório que se impõe durante os exercícios leva a um estado mental e físico que estimula a circulação sanguínea. O resultado é mais oxigênio no cérebro e nos músculos.
5. Estímulo do sistema imunitário. A prática melhora e harmoniza os órgãos, fortalecendo todos os sistemas, mantendo o praticante saudável e capaz de superar doenças como gripes, além de prevenir doenças degenerativas.

CONSULTORIA: ÂNGELA SOCI, DIRETORA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TAI CHI CHUAN (SBTCC) / FOTOS: SHUTTERSTOCK





 
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