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Edição 119 | EXPEDIENTE
Nutrição / Home

  O segredo está na serotonina
A substância é sintetizada a partir do triptofano, aminoácido que deve ser introduzido na dieta para garantir alto astral e ajudar a reduzir os quilos a mais

Por Cristina Almeida fotos Fabio Mangabeira

Você se sente bem porque perde peso ou perde peso e, por isso, se sente bem? Quando o assunto são moduladores corpóreos de apetite e do humor, a sensação é de que estamos diante de um dilema. Para solucionar a questão, é preciso entender como funcionam os neurotransmissores, substâncias capazes de enviar sinais entre as células nervosas de todo o organismo. Em destaque, a serotonina, que ajuda no equilíbrio de aspectos fundamentais da saúde.

Considerada um dos mais poderosos reguladores do humor e do apetite, a serotonina é produzida no cérebro e no sistema nervoso de todos os seres humanos e animais. Dependendo da hora do dia ou da estação do ano, sua atividade pode sofrer oscilações. Entre as mulheres, esse fenômeno é mais comum, e essa seria uma das razões por que esse grupo é mais propenso à depressão, bem como às mudanças de temperamento e compulsões por determinados alimentos, principalmente no período pré-menstrual.

Onde o triptofano está?
A nutricionista Solange Guidolin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP), preparou uma lista com onze alimentos ricos nesse nutriente. Os valores correspondem à 100 g do produto, mas o ideal é que você os inclua na sua dieta diária em qualquer quantidade.

A nutricionista clínica Elenir Strutzel explica que, além do desejo de consumir doces e carboidratos, baixos níveis dessa substância têm sido vinculados a dores de cabeça, insônia, ansiedade, depressão, transtornos alimentares e fibromialgia. "Já o excesso geralmente tem como causa o uso inapropriado de medicamentos que reforçam seu efeito", diz a especialista.

Para começar a dieta do bom humor

Café da manhã
Para levantar o astral

● ½ xícara de cereal com ½ xícara
leite desnatado
● 1 fruta (banana ou maçã)

Lanche da manhã
● 1 barra de cereal
● 2 castanhas-do-brasil

Almoço que mantém
A sensação de Bem -estar

● 2 pegadores de macarrão integral
alho e óleo

● 4 flores de brócolis cozido
● 2 folhas de couve

Lanche energético
● 1 pote (300 ml) de iogurte

Jantar relaxante
● 100 g de carne magra cozida
● 3 colheres (sopa) de arroz integral
● 2 colheres (sopa) de espinafre cozido

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