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Edição 119 | EXPEDIENTE
Nutrição / Home

  A bebida certa para cada ocasião
Que é importante manter o organismo hidratado, você já sabe. Agora, veja qual é a forma correta, dependendo da atividade que esteja praticando

Por Ivonete Lucirio Fotos Fabio Mangabeira
 

Muitos cientistas preveem que vai faltar água no mundo. E que as próximas guerras serão motivadas pela posse do precioso líquido. Enquanto isso não acontece, uma batalha por água pode estar se formando dentro do seu corpo. Fundamental em praticamente todas as reações orgânicas, se ela faltar, o fígado começa a brigar com o coração, a pele com os rins e a guerra está travada. Só que nesse confronto ninguém vence. Qualquer órgão que saia perdendo na disputa irá prejudicar o corpo todo.

"Quando começa a faltar água, aparece a sensação de sede alertando que já existe algo errado", diz o fisiatra Gilbert Bang, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Daí a importância de manter cada célula hidratada. Existe uma polêmica sobre o quanto cada um deve beber. "Um indivíduo sedentário em um ambiente de 25ºC de temperatura precisa de 2 litros de água por dia. O mesmo indivíduo em um ambiente de 40ºC pode ter sua necessidade dobrada", diz Maurício de Mello Martinho, biomédico e mestre em Ciências pela Unifesp.

Dose a dose
Não adianta tomar tudo de uma vez só porque o estômago tem uma capacidade máxima para 12 ml/hora por quilo de peso da pessoa, ou seja, 720 ml para alguém que pese 60 quilos. Mais que isso, fica aquele peso na barriga. Existem momentos também em que o líquido pode ser dispensado, como durante as refeições. "A ingestão de bebidas nessas horas prejudica o processo de digestão, além de provocar uma distensão gástrica, principalmente nos casos de bebidas gaseificadas, como os refrigerantes", diz a nutricionista Marisa Chiconelli Bailer, do Hospital Santa Catarina (SP).

Nem só água serve para hidratar, embora ela ainda seja a melhor opção em qualquer situação. Sucos, chás e a água presente em frutas e verduras também cumprem esse papel. Mas esqueça as bebidas alcoólicas - inclusive a cerveja - e os energéticos se a ideia for hidratar-se. Essas bebidas acabam roubando líquido do organismo porque as primeiras são diuréticas e as outras aumentam a transpiração. Agora você vai descobrir as melhores opções para cada situação.

Sinais de desidratação
Conheça aqui os recados que o corpo manda quando está precisando de água. Os itens 1 ao 4 são corriqueiros. Do 5 ao 8, a desidratação é mais grave e deve ser cuidada com rapidez.
1. Sede
2. Boca seca
3. Urina muito amarela
4. Cansaço mental e corporal
5. Tonturas e vertigens
6. Dor de cabeça e náuseas
7. Alterações visuais e auditivas
8. Perda de consciência

 

Os aliados da hidratação
A água é a melhor opção em praticamente todas as situações. Mas é possível variar um pouco.

Na musculação
Melhor hidratante: água.
Por que: na maioria dos casos, a perda de eletrólitos (sais minerais) não é significativa, portanto a água é suficiente.
Como tomar: para o treino do dia a dia, não é preciso fazer uma preparação antes da malhação. Recomenda-se tomar um copo de água a cada 20 minutos de atividade física.

Sentado, trabalhando
Melhores hidratantes: água, com ou sem gás, e frutas como o melão.
Por que: em condições sedentárias, perde-se apenas líquido e não eletrólitos. A água dá conta de repô-lo. A água com gás, para algumas pessoas, é mais palatável. Como tomar: 1 copo de água por hora, intercalada com frutas, como o melão.

 

 

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