Revista Viva Saúde  
alimento Alimentos Bobs borboleta doenças exercícios pele remédios saúde tratamento
 
 
Edição 79 | EXPEDIENTE
Guia / Home
Envie para um amigo Imprimir

  Degeneração macular relacionada à idade
Oftalmologistas chamam a atenção para a doença, que atinge um em cada quatro indivíduos acima dos 60 anos. Só no Brasil, já são quase três milhões de pacientes com a visão central prejudicada e o comprometimento da qualidade de vida

POR ANDRÉ BERNARDO

Alimentos para os olhos

Uma alimentação rica em peixes, frutas secas e azeite de oliva pode reduzir os riscos de DMRI. Esta é a conclusão de um estudo realizado com 2.500 voluntários acima dos 60 anos e divulgado pela revista científica Archives of Ophthalmology em maio de 2009. A médica Jennifer Tan, da Universidade de Sydney, fotografou a retina de todos os participantes.

Os que consumiram peixe - pelo menos uma vez por semana - sofreram uma redução de 31% no risco de desenvolver a DMRI. Já o consumo semanal de castanhas, amêndoas e nozes aumentou a proteção ocular em 35%. Ainda de acordo com o estudo, o azeite é um dos alimentos mais poderosos no combate à degeneração macular. Segundo Jennifer, 100 ml de azeite por semana reduzem em até 52% os riscos de desenvolver a doença. A ingestão de gordura saturada, ao contrário, pode agravar o problema.

A tese é confirmada pela pesquisadora Elaine Chong, do Centro para Investigação do Olho. Ela avaliou 6.700 pacientes entre 58 e 69 anos e concluiu: os que tiveram uma dieta rica em ômega 3, como salmão e sardinha, registraram menor probabilidade de sofrer algum distúrbio na retina. O cardápio de quem deseja se proteger deve incluir, ainda, vitaminas do tipo A, C e E, e sais minerais, como zinco e selênio. O zinco é encontrado em ovos, cereais e frutos do mar. Já o selênio está presente na manteiga e no vinagre.

 

FATOR RACIAL

Uma curiosidade da doença diz respeito a um de seus principais fatores de risco: o racial. Segundo especialistas, pessoas de pele branca e olhos claros têm mais propensão a desenvolvê-la. "Não há registro de degeneração macular em indivíduos afrodescendentes", atesta Benchimol. A exposição excessiva ao sol também pode levar à degeneração macular. Apesar de a luz ser vital para a visão, ela também pode trazer malefícios em excesso.

Médicos explicam que, quando os raios ultravioletas interagem com o oxigênio, formam radicais livres que podem danificar as células da mácula e provocar a formação de pequenas manchas amareladas chamadas drusas. São essas drusas que prejudicam a visão central e dão a incômoda sensação de "nuvem escura" ou "borrão de tinta". "É aconselhável usar óculos de sol com filtro para raios ultravioletas para prevenir o surgimento da doença", recomenda Japiassú.

Além disso, acrescentam os especialistas, largar o cigarro também ajuda a evitar a degeneração macular. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Wisconsin, nos EUA, com cerca de 5 mil voluntários entre 43 e 84 anos revelou que os fumantes apresentavam 47% mais chances de desenvolver a doença. "Ninguém deve achar que visão embaçada é algo normal ou problema da idade. Se a degeneração macular for diagnosticada a tempo, há tratamento", tranquiliza Japiassú.

SECA E ÚMIDA

A degeneração macular pode ser dividida em seca (ou atrófica) e úmida (ou exsudativa). Das duas, a seca é a mais frequente. Ela responde por 90% dos casos. "Normalmente, a do tipo seca tende a evoluir mais lentamente para a perda parcial da visão", explica Takahashi. A úmida, embora registre um percentual menor de incidência, é considerada a mais grave porque evolui mais rapidamente. "Dependendo do caso, pode levar à cegueira em poucos dias", acrescenta.

O excesso de drusas torna a mácula mais fina e ressecada. Daí, o termo "seca". Em alguns casos, a falta de oxigenação também provoca a reprodução desordenada de vasos sanguíneos. Quando esses vasos se rompem, provocam um sangramento que caracteriza a degeneração macular do tipo úmida. "Felizmente, já existe tratamento para a degeneração macular do tipo úmida. A terapia a laser evita a progressão da doença em 90% dos casos", afirma Neto.

Em alguns casos, os médicos recomendam o uso de antioxidantes sob a forma de comprimidos. Segundo o diretor do Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL), Oswaldo Moura Brasil, a ingestão de um composto à base de vitaminas e sais minerais, como zinco, selênio e luteína, entre outros, ajuda a controlar a evolução da doença.

Para prevenir o surgimento da doença, é aconselhável usar óculos de sol com filtro para raios ultravioletas

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Na maioria das vezes, os portadores de degeneração macular confundem os sintomas da doença com "vista cansada", "letra miúda" ou "óculos velhos". Para muitos, tudo não passa de "coisas da idade". Por diversas ocasiões, a doença só é diagnosticada quando há perda significativa da visão. É por essa razão que os médicos aconselham consultas oftalmológicas de rotina a partir dos 50 anos. Essa recomendação torna-se ainda mais importante quando algum membro da família já apresenta casos de degeneração macular.

Moura Brasil é dos que afirmam que o melhor tratamento que existe ainda é o que previne a doença. Ele engrossa o coro dos que chamam a atenção para a importância do diagnóstico precoce. Para detectar precocemente a degeneração macular, são necessários apenas dois exames: a tomografia de coerência óptica e a angiofluoresceinografia.

"O ideal é que fizéssemos exames periódicos durante toda a vida. Ao nascer, na pré-escola, na fase adulta, e assim por diante. No caso da degeneração macular, o recomendável é que, mesmo que não apresentem qualquer tipo de sintoma, as pessoas já se sub metam a avaliações oftalmológicas pelo menos uma vez por ano. Se diagnosticada a tempo, a degeneração macular tem tratamento", sublinha Moura Brasil.

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | Próxima >>

Guia / Home
Envie para um amigo Imprimir

 
Viva Saúde :: 19/11/09
1º Simpósio Internacional sobre Saúde Quântica e Qualidade de Vida
 
Viva Saúde :: 05/11/09
O que dizem alguns sintomas nas mulheres
 
Viva Saúde :: 04/11/09
"VivaSaúde e SuFresh"
 

 
Viva Saúde :: Clínica Geral :: ed 79 - 2009
25 exames que seu médico deveria pedir


Viva Saúde :: Notícias :: 05/11/09
O que dizem alguns sintomas nas mulheres


Viva Saúde :: Família :: ed 79 - 2009
Mitos que prejudicam sua saúde


 










As novidades da Viva Saúde em primeira mão!






 

Os novos anticoncepcionais
Novidades no mercado prometem menos efeitos colaterais

Pequenas no tamanho, gigantes em nutrientes
Sementes que equilibram a dieta e previnem algumas doenças



clínica geral
nutrição
família
viver bem
guia
nesta edição

  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS