Revista Viva Saúde  
cardápio colesterol coração dúvidas Editorial especialistas férias medo Saúde tratamentos
 
 
Edição 82 | EXPEDIENTE
Nutrição / Home
Envie para um amigo Imprimir

  8 trocas espertas reduzem o colesterol
Ao substituir os ingredientes certos no cardápio diário, você diminui o excesso dessa gordura no organismo, sem abrir mão do sabor à mesa

POR IVONETE LUCÍRIO / FOTO FABIO MANGABEIRA

Troque o pão branco por pão integral, com semente de linhaça e aveia

Motivo: As fibras do pão integral reduzem a absorção do colesterol pelo aumento da excreção de ácido biliar. Esse ácido funciona como uma espécie de detergente que ajuda a eliminar as gorduras. As lignanas, compostos fitoquímicos presentes na linhaça, ajudam a inibir inflamações, por esse motivo são importantes ao sistema imunológico. Já as betaglucanas da aveia impedem o fígado de produzir mais colesterol do que o necessário.

Os problemas cardíacos, que até pouco tempo atrás eram uma preocupação exclusivamente masculina, estão cada vez mais próximos das mulheres. Hoje, 52,6% das mortes por doenças cardiovasculares acontecem entre o sexo feminino, segundo dados da American Heart Association (AHA).

Os especialistas já têm algumas suspeitas sobre os motivos dessa inversão: estresse da dupla jornada, o uso de pílula anticoncepcional e o tabagismo. "Além desses fatores de risco, a mulher na pós-menopausa apresenta uma diminuição da produção do estrógeno, o hormônio que protege o coração", lembra o cardiologista Daniel Magioni, do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.

Uma pesquisa apresentada durante a última reunião da AHA, em maio deste ano, ajuda a entender melhor os motivos do aumento de doenças cardíacas em mulheres. Foram avaliadas 9.955 voluntários de nove países, incluindo o Brasil, em um estudo que teve a participação do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor), com o apoio da indústria farmacêutica Pfizer. Uma das principais conclusões foi que as mulheres têm mais dificuldade para alcançar as metas de controle de colesterol do que os homens.

Troque os petiscos fritos, como pasteizinhos por porções de amendoim ou pistache

Motivo: As frituras são ricas em gorduras saturadas, que aumentam o colesterol. Já as oleaginosas, como o amendoim, são fontes importantes de ácidos graxos monoinsaturados, fibras, vitaminas e minerais com ação antioxidante, que tem ação efetiva na redução do LDL. É comprovado que o consumo de uma porção de 30 g de oleaginosas por semana reduz em 8% o risco de desenvolvimento de doenças do coração. O pistache ajuda na eliminação do LDL e outras lipoproteínas que contribuem para a formação de placas nas artérias.

Troque a manteiga por óleo de girassol na hora de cozinhar

Motivo: A manteiga é rica em gorduras saturadas, que elevam o colesterol. Apenas uma colher (sopa) contém 7 g desse tipo de gordura, o que representa um terço do valor diário de consumo recomendado (24 g). "O óleo de girassol, por sua vez, possui em sua composição os chamados fitoesteróis, que reduzem a absorção do LDL e são expelidos pelas fezes junto com o colesterol não absorvido", explica a nutricionista Edina Sakamoto, especializada em nutrição funcional, de Campinas, interior de São Paulo.

Segundo esse levantamento, 37% das mulheres que estão no grupo de alto risco para desenvolver problemas cardiovasculares não conseguem controlar o LDL - colesterol ruim, que leva essa fama porque se deposita nas artérias - para que fique no nível considerado seguro pelos médicos. No grupo dos homens, isso só acontece com 27% deles.

A diferença entre sexos também pode ser percebida entre os participantes do estudo que já têm algum tipo de doença arterial. Nesses casos, os níveis de LDL deveriam ficar abaixo dos 70 mg/dl. Apenas 26% das mulheres alcançaram essa meta, contra 31% dos homens.

Uma das causas para isso é que é mais difícil reconhecer um problema vascular no sexo feminino porque os sintomas são bem mais brandos. Assim, o diagnóstico não é bem feito e o resultado é um tratamento inadequado, tanto com relação aos remédios quanto com à dieta.

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Nutrição / Home
Envie para um amigo Imprimir

 
Viva Saúde :: 09/02/10
Alimentação é aliada no combate à hipertensão
 
Viva Saúde :: 02/02/10
Todo o poder da soja
 
Viva Saúde :: 29/01/10
Nutrigenômica: uma dieta só para você
 

 
Viva Saúde :: Nutrição :: ed 82 - 2010
Nutrigenômica: uma dieta só para você


Viva Saúde :: Viver Bem :: ed 73 - Maio 2009
8 boas ideias


Viva Saúde :: Família :: ed 81 - 2009
7 hábitos domésticos que podem deixar você doente


 










As novidades da Viva Saúde em primeira mão!






 

Todo o poder da soja
Pesquisas revelam mais vantagens para os consumidores do grão

Quando é hora de consultar o urologista?
Alguns sinais indicam o momento de visitar este especialista



clínica geral
nutrição
família
viver bem
guia
nesta edição

  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS