Pitadas de saúde no seu cardápio
Cozinha mais saudável
Salmão contra inflamações e dores reumáticas
Estudos revelam que suplementos de ômega-3, uma gordura poli-insaturada abundante em peixes de águas frias e profundas, como o salmão e a sardinha, podem reduzir a dor decorrente de inflamações, reumática e cólicas menstruais. Além de saudável, o salmão é delicioso e tem poucas calorias - cerca de 220 kcal em um filé de 100 g. Aproveite todos esses benefícios preparando a receita da chef Maria Emília Atallah, do Buffet Bela Sintra.
Tataki de salmão em crosta de gergelim com redução de maracujá
Ingredientes
* 20 g de açúcar
* 3 maracujás
* Pimenta dedo-de-moça a gosto
* Gergelim preto e branco
* 300 g de filé de salmão sem pele e sem espinhas
* Azeite extravirgem
* Sal
Preparo
Para a redução de maracujá, abra as frutas e coloque sua polpa com o açúcar e pimenta bem picadinha em uma panela. Cozinhe até engrossar e obter uma textura quase como geleia. Prepare o salmão em um recipiente uniforme e alto. Passe o lado que continha a pele em uma camada de gergelim, fixando bem com as mãos. Aqueça uma chapa ou uma frigideira antiaderente. Quando estiver bem quente, regue com um fio de azeite e grelhe o salmão, começando pelo lado do gergelim. Esse processo deve ser rápido; o objetivo é obter uma carne completamente crua por dentro, apenas selada. Vire-o para grelhar o lado sem gergelim. Tempere com sal a gosto e deixe esfriar bem (pode-se até colocar um pouco no freezer). Quanto mais gelado estiver, mais fácil para cortar. Depois, corte fatias de aproximadamente 0,5 cm e sirva sobre um pouco da redução de maracujá.
 |
Brasileiros consomem o dobro do sódio indicado pela OMS
Segundo pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e publicada na Revista de Saúde Pública, o consumo diário de sódio pela população brasileira está duas vezes e meia acima do limite previsto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O vilão é o tempero adicionado à comida, o que inclui o sal de cozinha e condimentos feitos à base de sal, que correspondem 76% de todo o sódio consumido. Eles apontam que a quantidade diária disponível para consumo é de 4,5 g por pessoa, sendo que a ingestão máxima recomendada pela OMS é de 2 g. Para reduzir o consumo de sódio, evite alimentos industrializados e não salgue a comida depois de preparada.
PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
|
 |



 |
As novidades da Viva Saúde em primeira mão!
|
|
|