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Edição 119 | EXPEDIENTE
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Terapia complementar
  Risoterapia: alegria que transforma
Dar risadas pode aumentar as defesas imunitárias, combater o estresse, problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e até depressão

por Samantha Cerquetani
Fotos: Shutterstock

Rir é o melhor remédio. A frase que parece apenas um chavão dos otimistas tem comprovação científica, pois a risoterapia (ou terapia do riso) tem se mostrado eficaz no combate a diversas doenças. Há evidências de que as defesas imunitárias aumentam por meio do riso. Mesmo existindo há mais de 60 anos, essa terapia tida como complementar ficou mais conhecida na década de 1990 com o filme americano intitulado Patch Adams - o amor é contagioso. O famoso médico utiliza a alegria para incentivar a cura de seus pacientes.

De acordo com o homeopata e autor do livro A terapia do riso (Editora Pensamento), Eduardo Lambert, a alegria e o riso ajudam na resposta aos tratamentos e os mecanismos naturais de autocura.

"O riso treme, vibra nosso corpo e nos relaxa dando uma sensação de bem-estar. Ele ativa em nosso cérebro a produção de substâncias químicas que nos protegem contra acidentes vasculares cerebrais, estresse, problemas cardíacos e até depressão", afirma o médico. Quanto maior a intensidade da risada, maior será a produção dos neurotransmissores importantes para a saúde como as endorfinas e as serotoninas, que são antidepressivas.

Trabalhando há seis anos com o Clube do Riso Feliz no Instituto Caminho Kyusei Kannon (CKK), a psicopedagoga Rumilda Fernandes explica que todas as pessoas podem praticar - inclusive as crianças -, e, para a especialista, rir deveria se tornar um hábito para preservar a saúde física e mental. O método não é recomendado para pessoas recém-operadas de tireoide ou abdome, sem que tenham a autorização do médico responsável. O Instituto promove reuniões semanais com grupos (de cinco a dez pessoas, geralmente) que durante aproximadamente duas horas são estimuladas a pensar de forma positiva.

Gargalhar só faz bem: a terapia do riso pode tratar o estresse, problemas cardiológicos
e respiratórios, depressão e atuar no sistema imunológico

Na primeira parte, são ensinadas técnicas para rir, leituras de textos cômicos, meditações, e todos levam exercícios para casa. "O processo de `cura` depende da predisposição do paciente e da decisão de se `curar`", diz. Durante o processo, são trabalhados o bom humor, o poder da decisão, interatividade, extroversão e altruísmo. Além disso, tentam se liberar de apegos e mágoas e desenvolver a gratidão. A risoterapia pode ser aplicada por um terapeuta do riso que já tenha participado de grupos, estude o método e aprenda a prática.

A consultora de desenvolvimento pessoal, Nadia Cozzi, confessa que estranhou as técnicas da terapia do riso e desacreditou que algo tão simples pudesse ter um retorno satisfatório. "O resultado foi fantástico, parei de me estressar e procuro sempre o lado bom das situações." Praticante há oito anos, ela recomenda para todos que querem viver de uma forma mais saudável.

Fotos: Shutterstock

PASSOS PARA PRATICAR A TERAPIA DO RISO E INCLUÍ-LA NO SEU DIA A DIA
Durma com bons pensamentos e acorde de bom humor
Dê bom dia para si mesmo e para tudo que está a sua volta
Pense em todas as coisas boas que pretende fazer no dia
Olhe-se no espelho pela manhã e sorria para você e também para todas as pessoas que fazem parte do seu dia a dia
Sinta que o otimismo e a alegria estão abrindo novos caminhos

Como a terapia do riso estimula o processo de cura?
Ao gargalhar, o indivíduo trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdome, promove maior oxigenação do cérebro, estimula a liberação da endorfina (substância que ameniza a dor e promove o prazer). A risada tem ainda efeito anestésico e aumenta a imunidade do organismo. Por isso, pesquisas realizadas nos EUA comprovaram que ela acelera o processo de cura e diminui o tempo de internações.

5 motivos para experimentar a risoterapia

1. O bom humor desenvolve a saúde física, mental, afetiva e emocional
2. Elimina o estresse e melhora as relações cotidianas do trabalho
3. Mantém o otimismo e aumenta o pensamento criativo e positivo
4. A prática proporciona bem-estar, energia e disposição para as tarefas diárias
5. A alegria proporciona relações familiares mais sinceras e unidas

 





 
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