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Edição 119 | EXPEDIENTE
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  Ponto para as fibras
As fibras combatem a prisão de ventre e auxiliam o organismo a eliminar o excesso de gordura consumido nas refeições

por Leonardo Valle

As fibras combatem a prisão de ventre e auxiliam o organismo a eliminar o excesso de gordura consumido nas refeições. Os especialistas indicam a ingestão diária de 25 g do nutriente, juntamente com um cardápio rico em líquidos. Fique atento às principais fontes de fibras para cada 100 g de alimento, e tire proveito deles:

Fotos: Fábio Mangabeira (pinhão). Shutterstock. Di


Encontrado nos derivados de leite, o cálcio fortalece a dentição. "Após a formação do dente, há troca iônica. Ou seja, pode haver entrada de cálcio ou saída do mineral", diz Almira Alves dos Santos, dentista e professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

De olho nos alimentos

Bactérias em ovos
Os ovos podem estar contaminados por bactérias na casca ou até mesmo na gema. Por esse motivo, consuma o alimento bem cozido. Para melhor conservação, guarde-os sempre sob refrigeração e nunca na porta da geladeira.
A salmonella, por exemplo, é uma bactéria encontrada em alimentos de origem animal e em ovos. Pode causar infecção alimentar, e ao cozinhar os alimentos, elas são eliminadas. Assim, aparecem sintomas como febre, cólicas e diarreia. Mas, geralmente, o doente se recupera sem precisar de antibióticos. Quando a diarreia é severa, a hospitalização, uso de medicamentos e hidratação venosa são necessários.

Fotos: Fábio Mangabeira (pinhão). Shutterstock. Di


Cláudio Lima

apresenta o quadro Inspetor Saúde
na TV Jangadeiro (SBT/CE)

 

Troca esperta
Combine saúde e sabor ao escolher o doce da ceia. A nutricionista Heloiza Muniz, de Campinas (SP), dá a dica

Panetone
Ele é rico em gordura, açúcar e farinha refinada. Por isso, uma fatia média (80 g) alcança 280 calorias. Outro agravante é que o alimento contém gordura trans, responsável por elevar o colesterol ruim e aumentar riscos para doenças cardíacas.

Fotos: Fábio Mangabeira (pinhão). Shutterstock. Di

Rabanada light
A receita leva leite desnatado, pão light, adoçante e canela, e não chega a 130 kcal para cada 100 g. A canela acelera o metabolismo. Como o doce é assado, não há liberação da acroleína - substância que irrita as mucosas do estômago.

Fontes: Heloiza Muniz, nutricionista clínica e esportiva de campinas (sp). Ministério da saúde. Tabela brasileira de composição de ali mentos da universidade estadual de campinas (Unicamp).

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