assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Verdades e mentiras sobre o abacaxi

Publicado em 03 de Aug de 2014 por Ana Paula Ferreira | Comente!

O fruto é uma ótima opção para repor as energias. Conheça as verdades e mentiras do abacaxi



Texto: Romulo Osthues / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira

 Procure não exagerar no consumo do abacaxi, devido à sua acidez. Consuma assim que

descascá-lo, in natura de preferência. Foto: Shutterstock

O abacaxi é reverenciado até mesmo pelas exigentes crianças. Sabe por quê? Mais que delicioso e nutritivo, é uma ótima sugestão para repor as energias. Conheça as verdades e mentiras sobre o abacaxi:

Todo mundo pode comer
Falso. Existem restrições ao consumo do rei do pomar. “Há componentes que podem sensibilizar algumas pessoas, principalmente as já alérgicas a outros alimentos ou ao pólen”, explica o médico nutrólogo Danny César Jumes (SC). Se a ingestão ocasionar coceira e edema (inchaço) na garganta, o auxílio médico deve ser procurado. Para quem sofre de refluxo gástrico e úlceras pépticas ou duodenais, o abacaxi também não é indicado.

Tem grande oferta de nutrientes
Verdadeiro. Ele oferece boas quantidades de vitaminas A e do complexo B, e razoável de C. Também possui cálcio, ferro e magnésio, que são importantes para o funcionamento do corpo. Além disso, contém muitas fibras, que, associadas à ingestão de líquidos, ajudam a ida ao banheiro com mais facilidade.

É um alimento completo
Falso. O consumo de abacaxi unicamente não ajudará a prevenir doenças. No dia a dia, deve fazer parte de uma dieta balanceada, com frutas, verduras, carnes, cereais e grãos. O abacaxi possui vitaminas e minerais que, em conjunto com outros alimentos, pode prevenir doenças — é um trabalho de equipe.

Retarda o envelhecimento
Verdadeiro. Por possuir relevante concentração de vitamina A, auxilia na boa visão e tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram processos típicos do envelhecimento. Quem é privado de vitaminas do complexo B (algumas presentes no abacaxi) tem dificuldades ao caminhar ou pode passar por estados confusionais. Crianças que não têm acesso a elas sofrem em seu desenvolvimento neurológico, muscular e cardíaco.

Conheça os benefícios de outras frutas

Possui muitas calorias
Falso. Fonte de energia, mas nem tanto: 50 kcal por fatia de 100 g. Após atividades físicas ou como lanche, é um repositor energético de parte do gasto diário. Porém não será ele o vilão que levará sua dieta de perda ou manutenção de peso por água abaixo.

Até a casca é aproveitada
Verdadeiro. Ainda que a casca e outros restos do abacaxi sejam utilizados nas indústrias alimentícia e farmacêutica (para extrair enzimas como a bromelina), segundo o nutrólogo, não há comprovação de que comê-los traga benefícios. A bromelina promove a quebra de proteínas e é muito utilizada no amolecimento de carnes. Ela tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anticoagulantes. Para que a bromelina seja melhor aproveitada, deve ser administrada por um médico.

Coma o quanto puder
Falso. Procure não exagerar devido à acidez. Consuma assim que descascá-lo, in natura de preferência. “Como suco, as fibras são trituradas e reduzem seu poder de ação. Em calda, possui maior teor de açúcar, devendo ser evitado em dietas emagrecedoras e por diabéticos”, destaca o médico. Atenção: verifique se o fabricante do abacaxi em calda enlatado possui certificação e a validade do produto.



COMENTE!