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Lancheira saudável: veja as opções de alimentos para as crianças levarem na escola

Publicado em 27 de Jan de 2017 por Kelly Miyazato | Comente!

Essa dica é para você que tem o tempo escasso e precisa tentar conciliar praticidade e opções de alimentos que atendam as necessidades nutricionais do seu pequeno. Veja a sugestão de lancheira saudável, preparada pela nutricionista, com delícias para as crianças levarem na escola



 

Lancheira saudável: veja as opções de alimentos para as crianças levarem na escola

Se você já está pensando em como se programar para tentar conciliar praticidade, alimentação saudável ao mesmo tempo em que seu pequeno também deve sentir prazer ao saborear as opções que escolheu para o lanche, acalme-se, consultamos Paula Fernandes Castilho, nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição (SP), para dar dicas que possam te ajudar. Confira!

1. Negocie com seu filho para que um dia na semana escolha o que preferir levar de lanche. “De preferência no meio da semana para ficar distante do final de semana, que normalmente costuma ocorrer alguns abusos na alimentação”, recomenda.

2. Opte pela variedade de cores e sabores no momento do preparo dos lanchinhos, para que a criança sinta prazer na hora de comer.

3. Evite colocar na lancheira produtos que necessitam de refrigeração, como por exemplo, iogurtes, queijos, frios e requeijão, pois são alimentos que estragam com facilidade.

4. Sempre envie uma fruta, mas procure deixar a criança participar da escolha da fruta que deseja levar no dia... Mas se ele disser que não quer nenhuma, envie as mais resistentes, ou seja, ele pode não comer na escola, mas em outra oportunidade.

5. Pergunte sobre os lanchinhos dos colegas. Dessa forma, é mais fácil saber se o seu filho comeu algo do amigo. “As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade, esse simples ato pode agravar o quadro e levar ao ganho de peso”, alerta.

6. “Coloque na lancheira uma opção de carboidrato (nutriente responsável por fornecer energia): pães integrais, bisnaguinha integral, barras de cereais, biscoitos integrais, wrap (novidade no Brasil, mas as crianças adoram)”, acrescenta.

7. As geleias de frutas e o queijo processado UHT não necessitam de refrigeração, portanto, podem ser uma boa saída para passar no pão.

8. Se for enviar bolachas ou biscoitos, sempre separe porções de 4 a 5 unidades.

9. Se a criança for comer na cantina, oriente para que eleja os assados e deixe as opções de massas folhadas e frituras de lado. Enroladinho, pão de queijo, esfiha e torta são as mais indicadas.

10. A garrafinha de água não pode faltar. “Os pequenos costumam esquecer de tomar água. Por isso, avise a professora para lembrar seu filho”, orienta.

11. Devido à quantidade excessiva de açúcar e gordura dos achocolatados, evite colocá-los todos os dias na lancheira.

Anotou tudo? Então, veja 5 sugestões de combinações sugeridas por Paula, que faz a seguinte ressalva: “É importante sempre buscar a avaliação de um nutricionista, afinal, cada criança possui uma necessidade energética diferente”, afirma.

Opção 1
- 3 bisnaguinhas integrais com geleia de morango, 1 caixinha de achocolatado e 1 maçã.

Opção 2
- 5 cookies integrais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 banana.

Opção 3
- 3 torradas integrais com geleia de uva, 1 caixinha de achocolatado e 1 pera.

Opção 4
- 1 barra de cereais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 goiaba.

Opção 5
- 1 lanche de pão integral com queijo processado UHT e 1 suco de fruta de caixinha.

 

*Por Kelly Miyazzato | Foto Shutterstock | Agradecimentos à Paula Fernandes Castilho, nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição (SP).

 

 

 

 

 

 



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