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Tipos de cereais matinais

Publicado em 23 de May de 2015 por Marília Alencar | Comente!

Os cereais matinais são as melhores opções para um café-da-manhã saudável e rico em nutrientes. Entre os produtos disponíveis, confira qual se adapta a sua dieta



Texto Sílvia Dalpicolo/ Fotos: Fábio Mangabeira/ Adaptação: Marília Alencar 

Cereais de Flocos de Milho e Fibras
(Foto: Fábio Mangabeira)

Conheça os tipos de cerais matinais e adapte um deles em sua dieta: 

Flocos de milho

Esses cereais são obtidos do grão do milho, que é cozido, prensado e tostado. Possuem teor de fibras um pouco menor. O cereal Corn Flakes Kellogg`s, 200 g, possui 110 kcal, 1 g de fibra total, sendo esta insolúvel, e não contém gordura. Valores nutricionais semelhantes à mesma quantidade do cereal Corn Flakes Nestlé, 240 g, que apresenta o mesmo valor energético e também não tem gordura. Apenas a quantidade de fibras totais difere (o segundo produto possui menos de 1 g). Esses cereais, apesar de não terem valor calórico elevado e não terem gordura, não possuem quantidade significativa de fibras. Ainda assim são recomendados para o consumo matinal, já que são suplementados com vitaminas e minerais. A quantidade indicada por porção não deve ultrapassar 30 g (o equivalente a 3/4 de uma xícara de 160 ml).

Enriquecidos com fibras

Fibras dietéticas são nutrientes encontrados em produtos de origem vegetal e que não são digeridos pelo organismo. Elas se dividem em dois grupos, as solúveis e insolúveis. O primeiro grupo auxilia no controle glicêmico, redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e perda de peso. Já as do segundo auxiliam na prevenção do câncer colorretal e melhoram o funcionamento intestinal. Cada 40 g do All Bran Kellogg`s, 250 g, possui 100 kcal e 12 g de fibras totais, sendo 11 g de fibras insolúveis e 1 g de solúveis. Já 30 g do Cereal Matinal Nesfit Nestlé, 300 g, possui 110kcal e 2 g de fibras totais. Ambos possuem baixo valor calórico e baixo teor de gordura, sendo ótimos substitutos dos pães para o café-da-manhã, desde que consumidos nas quantidades citadas.

Cereais com sabores
(Foto: Fábio Mangabeira)

Sabores

Alguns desses produtos possuem o teor de fibras acima da média dos cereais comuns, porém é preciso ficar atento ao valor calórico, um pouco mais elevado. A porção de 30 g do Cereal Müslix Chocolate Kellness Kellogg’s, 280 g, contém 145 kcal — quantidade considerada alta —, 2,4 g de fibras e 1,8 g de gorduras totais, que se referem à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento. As gorduras são as principais fontes de energia para o corpo e auxiliam na absorção de vitaminas A, D, E e K. A mesma quantidade do Cereal Moça Flakes Nestlé, 330 g, contém valor energético menor (110 kcal) e menos de 1g de fibras, porém não possui gordura segundo o fabricante. Cada 40 g do Cereal Matinal de Morango com Chocolate Nutry, 280 g, contém 165 kcal, o maior índice entre as marcas avaliadas, 2,8 g de fibras e 4,9 g de gorduras totais, sendo 1,4 g monoinsaturadas e 2,2 g poliinsaturadas, que reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL). A mesma quantidade do Cereal Matinal de Maçã e Canela Grain Flakes Jasmine, 300 g, possui 150 kcal, 6 g de fibras e 6 g de gorduras totais, das quais apenas 1 g são saturadas. Vale lembrar que os cereais citados possuem sacarose (açúcar simples), portanto, diabéticos devem consultar um médico ou nutricionista antes de consumi-los.

Revista VivaSaúde/ Edição 65



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