Super Banner

Salada com batata yacon

Publicado em 13 de Dec de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Conhecida como insulina natural, a batata yacon é capaz de reduzir as taxas de glicose no sangue. Veja como fazer uma salada saborosa e muito saudável



Texto: Revista Viva Saúde Especial Diabetes/ Foto: Danilo Tanaka/ Adaptação: Letícia Maciel

A batata yacon fornece fibras alimentares que estimulam a flora intestinal e combatem o
colesterol elevado.
Foto: Danilo Tanaka

Tubérculo, originário dos Andes, a batata yacon pode contribuir no tratamento de diabetes. O efeito benéfico decorre de uma interessante combinação de nutrientes. O carboidrato presente ali, a inulina, é um tipo de açúcar de baixa caloria, que não promove picos de glicemia, embora garanta o aporte de energia necessário às atividades diárias. Além disso, fornece fibras alimentares, que estimulam a flora bacteriana intestinal — por isso ela também é indicada em casos de prisão de ventre e colesterol elevado. E ainda traz porções de potássio, um mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

 

Salada com batata yacon

Ingredientes

  • ¼ de cabeça de aipo
  • ½ quilo de batata yacon pré-cozida
  • 250 g de batata comum
  • 250 ml de maionese light
  • 100 g de uvas-passas
  • 50 g de queijo cortado em cubos
  • Sal a gosto

Modo de preparo

 

Em uma tigela, coloque as batatas yacon e comum e o aipo picados. Acrescente a maionese e misture tudo. Adicione o queijo e tempere com sal. Decore com uvas-passas, alface e salsinha. o suco de laranja e 1 xícara (chá) de água. Bata até ficar homogêneo. Reserve.  Coloque o azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo por 1 minuto. Junte a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, por 2 minutos. Despeje a batata batida e junte a hortelã e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando até engrossar. Retire do fogo. Transfira a sopa para uma tigela, espere amornar e misture a batata picada reservada. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Enfeite com folhas de hortelã e sirva. 

Revista Viva Saúde Especial Diabetes


COMENTE!