assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Morango: a fruta que exibe antioxidantes

Publicado em 12 de Apr de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

A fruta é capaz de proteger a mucosa estomacal após a ingestão excessiva do álcool. Conheça mais benefícios do morango



Texto: Revista VivaSaúde Especial Gastrite / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira

O morango é rico em vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio e sódio, ainda possui

propriedades antioxidantes. Foto: Shutterstock

Vermelho e decorativo, o morango agrada a paladares de todos os tipos, mesmo com seu sabor levemente ácido. É extremamente saudável e ótimo para elaborar receitas variadas, principalmente sobremesas e saladas. Com boa aparência, superfície viva em contraste com os pontinhos de semente, o alimento é rico em vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio e sódio, além de possuir capacidade antioxidante, o que contribui para o tratamento da gastrite. Uma pesquisa feita na Universidade de Granada, na Espanha, em 2011, mostrou que os efeitos positivos dos morangos são associados a essa capacidade, que ativa as enzimas de defesas do organismo. Segundo o estudo, a mucosa gástrica das pessoas que consomem a fruta sofre menos lesões. Assim, uma alimentação composta por uma boa quantidade de morangos terá efeito favorável na prevenção de doenças gástricas, sem falar que será uma delícia!

Modo de usar: prefira consumir a fruta in natura ou em receitas que não levam muito açúcar para não piorar os sintomas da gastrite.

 

Conheça os benefícios de outras frutas

Morango contra os efeitos do álcool

Ainda segundo o estudo feito pela Universidade de Granada, a fruta tem a capacidade de proteger a mucosa estomacal após a ingestão excessiva de álcool. A pesquisa foi feita com cobaias que receberam etanol. Aquelas que receberam doses preventivas de extrato de morango tiveram menos lesões estomacais. De qualquer forma, garantem os estudiosos, a fruta não pode (nem deve!) ser usada para prevenir bebedeiras. Sua ação é muito mais eficaz no tratamento de úlceras e gastrites.

 

 



COMENTE!