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Aprenda a fazer manteiga melhorada

Publicado em 18 de Dec de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Para não exagerar no consumo de manteiga, aprenda a fazer uma receita com azeite e ervas finas



Texto: Ivonete Lucirio/ Foto: Danilo Tanaka/ Produção: Janaina Resende/ Adaptação: Letícia Maciel 

Para não comprometer sua saúde, aprenda a fazer a manteiga melhorada com ervas e azeite 
Foto: Danilo Tanaka  

Manteiga. Um pouco não faz mal. Uma ponta de faca tem 2,5 g de gordura saturada, e o consumo diário dessa gordura não deve ultrapassar 20 g. Só que ela está presente também nas carnes, queijos, leite integral e embutidos. Se lotar um pãozinho com manteiga, não pode comer mais nada dela o dia todo. O caminho é encontrar alimentos substitutos se você tiver colesterol alto, aquele do tipo LDL, que se deposita nas artérias, elevando os problemas de coração. Segundo nova diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)*, para garantir redução do risco cardiovascular, as taxas consideradas normais foram reduzidas. De agora em diante, pacientes de alto risco devem apresentar valor igual a 70 mg/dL. Antes, esta taxa representava 100 mg/dL. Aprenda a fazer uma receita para substituir este alimento 

Manteiga melhorada 

Ingredientes 

  • 2 xícaras de azeite de oliva extravirgem 
  • 200 g de manteiga 
  • Ervas a gosto: sálvia, orégano, alecrim, manjericão, louro
  • Pimentas em grãos moídas
  • Alho triturado a gosto 

Veja mais alimentos para substituir a manteiga

Modo de preparo 

Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador. Coloque na geladeira por cerca de 4 horas até endurecer, antes de consumir. Conserve em geladeira. 

Revista VivaSaúde Edição 128

 



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