assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Gengibre contra gripes e resfriados

Publicado em 13 de May de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

O tempero ajuda a limpar as vias respiratórias e age contra inflamações na área. Aprenda a receita de bolo de gengibre para adicioná-lo em sua dieta



Texto: Revista VivaSaúde especial Asma / Foto: Danilo Tanaka / Adaptação: Ana Paula Ferreira

Pesquisas apontam a ação do gengibre na melhora da circulação sanguínea, o que facilita o

envio de oxigênio para o corpo. Foto: Danilo Tanaka

Conhecido por seu sabor forte e não tão agradável, o gengibre é usado como tempero há cerca de 5 mil anos. Além de conferir um gostinho característico à comida, ele também deixa marcas importantes na saúde.

Em primeiro lugar, ele tem propriedades descongestionantes muito conhecidas, o que ajuda a limpar as vias respiratórias do muco, que pode atrapalhar as passagens de ar. O muco normalmente se acumula nas vias aéreas durante a inflamação, típica dos vários quadros de bronquite. Seu chá é indicado há muito tempo para gripes, resfriados e problemas na garganta, além de colaborar para o combate de um dos sintomas mais comuns destes quadros: a tosse, por ter propriedades expectorantes.

Como se essas qualidades já não fossem o bastante, essa raiz é cheia de substâncias anti-inflamatórias, ajudando a combater, dessa forma, o processo que ocorre nos brônquios e pode levar ao broncoespasmo. Existem cerca de dez compostos responsáveis por esses benefícios dentro dessa raiz, mas os dois principais são a gingerina e o gengirol, este último é o culpado pelo sabor mais picante.

Um estudo feito na França em 2008 demonstrou, inclusive que o gengibre pode ter uma boa atuação nas inflamações respiratórias. Eles utilizaram ratos com esse quadro nos pulmões e notaram melhora em suas alergias, por haver uma redução de IgE, anticorpo responsável pelo processo inflamatório, o que levou os pesquisadores a relacionarem o alimento ao possível tratamento da asma. Além de tudo, pesquisas apontam sua ação na melhora da circulação sanguínea, o que facilita o envio de oxigênio para o corpo.

Para se beneficiar de todas as vantagens que o gengibre pode trazer à saúde, a VivaSaúde ensina você a preparar um bolo de gengibre com linhaça. Confira abaixo a receita: 

  • 60 ml de óleo de milho
  • 60 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça moídas
  • 180 g de mel
  • 1/2 xícara (chá) de melado
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 1/2 colheres (sopa) de gengibre moído
  • 1 colher (chá) de canela-da-china em pó
  • 1 colher (chá) de cravo-da-índia moído
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara (chá) de farinha integral

Preparo

Em uma tigela grande, misture bem o óleo de milho, o leite, as sementes de linhaça, o mel, o melado, o sal, gengibre, a canela-da-china e o cravo-da-índia em pó e moído. Em uma tigela menor, misture o bicarbonato de sódio e água fervendo, depois entorne imediatamente na outra vasilha, misturando bem tudo. Use uma colher ou um batedor para misturar lentamente a farinha ao preparado, evitando embolar. Despeje em uma forma de bolo untada de 23 x 23 cm. Asse em forno aquecido a 180ºC, por 35 a 40 min, ou até poder inserir um palito de dentes no centro sem sujá-lo de massa. Esfrie e, se desejar, salpique com glacê de limão.

 

Revista VivaSaúde especial Bronquite e Asma



COMENTE!