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Fique por dentro do grau de saciedade dos alimentos

Publicado em 20 de Jul de 2016 por Kelly Miyazato | Comente!

Quanto mais baixo for o índice glicêmico de um alimento, mais saciedade você sentirá. Por isso, fique por dentro do grau de saciedade dos alimentos, invista em opções integrais, carnes magras e frutas



Ao comer, o maior objetivo é matar a fome, certo? Por isso mesmo, nada pior do que comer um alimento que em pouco tempo já faz com que o estômago ronque novamente. Para evitar isso, conversamos com a nutrucionista Tarcila Ferraz de Campos (SP) e pedimos sua ajuda para montar um gráfico que usa duas informações para calcular como o alimento é capaz de saciar. Uma delas é o índice glicêmico, que define a velocidade que o açúcar de um alimento demora para chegar à corrente sanguínea. “Quanto mais lento, menos insulina será produzida pelo pâncreas, resultando em maior tempo de saciedade e menor risco para o aparecimento de diabetes e obesidade”, explica a especialista. Além disso, a saciedade também é usada na outra parte do gráfico. “Os alimentos que obtiveram uma classificação superior a 100 são mais saciantes do que o pão branco, e aqueles abaixo de 100 são menos saciantes”, considera Tarcila. Assim quanto mais acima e à esquerda do gráfico estiver o alimento, mais saciedade ele trará!

Saiba mais sobre o grau de saciedade dos alimentos

 

*Por Natasha Franco | Fontes Nutricionista Tarcila Ferraz de Campos, da ADJ Diabetes Brasil | Fotos Shutterstock | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

 

Revista VivaSaúde | Ed. 157

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