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Dieta para controlar a triglicérides

Publicado em 08 de May de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Para quem tem problemas com triglicérides é preciso evitar alguns alimentos. Veja qual é a dieta ideal para combater a triglicérides



Texto: Rita Trevisan/ Foto: Fabio Mangabeira/ Adaptação: Letícia Maciel

Evitar o excesso de sal, refigerantes, carne vermelha gordurosa e bebidas alcoólicas ajufam
no controle nas taxas de colesterol, triglicerídes e hipertensão.
Foto: Fabio Mangabeira

Triglicérides

O que é: trata-se da nossa maior fonte de energia. Os triglicérides agrupam três unidades de ácidos graxos, que são a menor unidade de gordura existente. “Para se formarem, os triglicérides não dependem apenas da ingestão de gorduras. Toda vez que comemos em excesso, o que sobra é transformado em triglicérides e armazenado no organismo”, explica Ellen Paiva. Até aí, tudo bem, não fosse o fato de que ele tende a se depositar ao redor do fígado, prejudicando-o. Também diminuem os níveis de HDL, possuem ação oxidante e inflamatória e são até capazes de lesionar a parede interna dos vasos. Para passar bem longe desses riscos, mantenha os índices sempre abaixo de 150 mg/dL.

 

Como controlar

Evitar todo o tipo de excesso à mesa vai ajudar, já que os triglicérides representam a principal ferramenta que o nosso organismo utiliza para armazenar gordura no tecido adiposo, na tentativa de abastecer nossas reservas de energia. Cortar gorduras ruins e substituílas pelas boas, como no caso do colesterol alto, também é fundamental.
O que cortar: excesso de massas, carnes gordas, doces, frituras, bebidas alcoólicas, vísceras, camarão, embutidos, cortes de aves com pele, leite integral e seus derivados.

Por que fazem mal

“Os carboidratos provenientes das massas e  têm a capacidade de diminuir a oxidação das gorduras, causando um aumento de sua concentração no sangue. Alimentos que apresentam um teor muito elevado de gorduras saturadas e trans também contribuem para levar os níveis de triglicérides às alturas”, alerta o nutricionista Ricardo Zanuto, doutor em Fisiologia e Biofísica. As bebidas alcoólicas são tão perigosas quanto. “O etanol é precursor dos triglicérides”, explica Ellen.

5 Alimentos que não podem faltar

Salmão, farinha de feijão-branco, limão, berinjela e nozes. Por que fazem bem: o salmão, fonte de ômega-3, reduz os níveis de triglicérides. Já a farinha de feijão contém uma proteína (faseolamina) capaz de diminuir a absorção dos triglicérides. O limão, cheio de polifenóis, facilita o metabolismo das gorduras, diminuindo a fabricação de triglicérides pelo fígado. A berinjela é adstringente e as nozes são anti-inflamatórias e antioxidantes.



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