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Conheça os benefícios da Chia

Publicado em 11 de Apr de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

A semente é cheia de propriedades anti-inflamatórias. Conheça quais benefícios o consumo da chia oferece à saúde



Texto: Revista VivaSaúde Especial Gastrite / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira

A chia pode ser usada de várias formas, e é encontrada na forma de grão, farinha ou óleo.

Foto: Shutterstock

Originária do sul do México, a chia é a mais nova queridinha entre os brasileiros e promete inúmeras vantagens para a saúde. Por ser anti-inflamatória, quando consumida, é capaz de formar um gel que protege a mucosa do estômago e é ideal no combate à gastrite, além de prolongar a sensação de satisfação e contribuir para o consumo de porções reduzidas nas refeições.

Um de seus pontos principais é o fato de ser uma mucilaginosa, ou seja, rica em fibras solúveis e insolúveis. Estas auxiliam o trânsito intestinal, evitam a constipação e limpam o organismo. Fonte também de cálcio, zinco, ferro e potássio (o equivalente a duas bananas grandes!), a semente possui riboflavina, tiamina e niacina, conjunto de vitaminas do complexo B que atuam no metabolismo celular e contribuem para que todo o organismo funcione melhor.

A chia também controla a glicemia, previne o envelhecimento precoce e é útil para a formação óssea. Vale cada sementinha!

 

Modo de usar 

Pode ser encontrada na forma de grão, farinha ou óleo, sendo adicionada em bolos, saladas, sucos e temperos. Uma boa dica é colocar 2 colheres (chá) de chia em 250 ml de água e deixar repousando até a formação do líquido.



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