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Como substituir o açúcar refinado para adoçar os alimentos

Publicado em 16 de Jun de 2017 por Kelly Miyazato | Comente!

Fique por dentro e confira algumas opções para substituir o açúcar refinado na hora de adoçar os alimentos



 

Saiba como substituir o açúcar refinado para adoçar os alimentos

Não é de hoje que as pessoas tentam reduzir o consumo de açúcar, especialmente o refinado, que, por não conter vitaminas e minerais, é considerado uma fonte de “calorias vazias”. Diversos estudos científicos e livros famosos já expuseram os danos causados pelo excesso de açúcar, das cáries à obesidade. Mas esse alimento, que é fonte de energia e deixa tudo mais gostoso, já faz parte da nossa cultura e do paladar. A saída, então, é maneirar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que adultos e crianças consumam no máximo 6 colheres de chá de açúcar (25 g) ao dia.

Para quem não pode ingerir nem mesmo essa quantidade pequena de açúcar, como os diabéticos, existem os adoçantes, que podem ser artificiais (sintetizados em laboratório), como ciclamato, sacarina, acessulfame, aspartame e sucralose. Embora existam estudos que comprovem sua segurança, dentro dos limites de ingestão recomendada, há outros que apontam certos riscos, o que faz muitos especialistas em nutrição darem preferência aos adoçantes naturais (extraídos de vegetais, cereais ou frutas).

 

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*Por Tatiana Pronin | Foto Shutterstock | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Revista VivaSaúde | Ed. 169

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