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Como preparar sobremesas menos calóricas

Publicado em 09 de Jun de 2015 por Clara Ribeiro | Comente!

Endocrinologista mostra que é possível preparar opções com menos calorias e que causem menos estragos na balança



Substitua ingredientes para que as sobremesas fiquem mais saudáveis

Foto: Shutterstock

Apesar das sobremesas serem irresistíveis, é possível preparar opções com menos calorias e que causem menos estragos na balança. 

Segundo Myrna Campagnoli, endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica, alguns ingredientes podem ser substituídos nas receitas tradicionais. “Por exemplo, o creme de leite pode ser trocado pelo iogurte, creme de abacate, ricota ou cottage. São opções mais leves e menos calóricas”, afirma a médica.

O leite condensado conta com uma versão light, assim como o chocolate em pó, que pode ser substituído também pelo cacau em pó. Já as receitas que pedem chocolate em barra, o ideal é substituir o tipo ao leite pela versão 70% cacau. “Além de preservar o sabor do cacau, este chocolate contém menos açúcar e é menos enjoativo”, diz a especialista.

Com relação às frutas, a profissional lista aquelas que contém menos de 40 calorias a cada 100 gramas. São elas: melancia, morango, framboesa, pêssego, melão, amora, ameixa e pera, podendo ser aproveitadas de formas variadas. “As frutas secas são muito calóricas, por isso seu consumo deve ser sempre moderado”, aponta.

O mesmo vale para os panetones: todas as opções são muito calóricas. Porém, as versões com frutas têm menos gorduras do que as recheadas ou com coberturas. “A regra é a moderação. Ela é a chave para uma alimentação variada, saborosa e saudável”, finaliza Myrna. 



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