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Chá misto para combater a insônia

Publicado em 15 de May de 2015 por Marília Alencar | Comente!

Quer combater a insônia? Aprenda a fazer o chá misto para o sono



Texto Tatiana Pronin/ Foto: Shutterstock 

Chá

(Foto: Shutterstock)

Receita: Chá misto para sono (mulungu, valeriana, hortelã e camomila)

Modo de preparo: As 4 ervas que compõem esse chá, numa porção de 1 colher de sobremesa cada, devem ser acrescentadas a 150ml de água. Após ferver, deixe 10 minutos em infusão. No momento de bebê-lo, adicione 1 colher de mel. Este chá deve ser ingerido à noite, preferencialmente por volta das 22 horas. E, para melhorar sua eficácia, comer uma banana assada e amêndoas durante o jantar é excelente.

Explicação: Além de elementos ainda não totalmente explicados presentes nas ervas, o segredo pode estar nos complementos do chá. O mel acrescentado, por conta de seu açúcar, estimula o cérebro a produzir serotonina. Este neurotransmissor está relacionado ao tratamento de insônias, ansiedade e depressão. A banana assada e as amêndoas também são importantes, pois contêm triptofano, que contribui para a síntese de serotonina. Alvarez também indica uma série de cuidados que podem melhorar o sono: “Fazer um jantar suave, não comer muito tarde, ouvir música, não ficar muito tempo na frente da TV, pois isso excita o cérebro. É um conjunto de medidas combinadas o que resolve”.

Revista VivaSaúde/ Edição 61



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