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Cardápio para combater a hipertensão em mulheres

Publicado em 05 de Apr de 2014 por Leticia Maciel | Comente!

Pratos magros, variados e saborosos destacam-se no cardápio de 1.500 calorias diárias elaborado pela nutricionista Cibele Gonsalves, do Instituto do Coração


  • Café da manhã 

    Opção 1: 1 copo de leite desnatado com café e adoçante/ 1 fatia de pão de forma com grãos diversos com 1 ponta de faca de margarina light sem sal/ 1 goiaba média
    Opção 2: 1 copo de iogurte desnatado batido com linhaça dourada triturada, 1 banana média, canela e adoçante/ 3 unidades de torrada integral com 1 ponta de faca de geleia de frutas sem açúcar
    Opção 3: 1 copo de iogurte desnatado batido com 3 colheres (sopa) de abacate e adoçante/ 1 unidade de pão francês integral com 1 ponta de faca de margarina light sem sal
    Opção 4: 1 copo de leite desnatado com adoçante/ 2 fatias de pão de centeio com 1 fatia média de queijo cottage/ 1 mexerica
    Opção 5: 1 copo de leite desnatado com café e adoçante/ 2 bolachas integrais com 1 ponta de faca de margarina light sem sal/ 1 ameixa média
    Opção 6: 1 copo de iogurte desnatado com 2 colheres (sopa) rasas de granola, canela e adoçante/ 1 fatia de melancia
    Opção 7: 1 xícara de café com leite desnatado e adoçante/ 1 unidade de pão francês integral com 1 ponta de faca de margarina light sem sal/ ½ mamão papaia pequeno

     

  • Lanche da manhã 

    Opção 1: 1 punhado pequeno de pistache
    Opção 2: 1 maçã in natura ou aquecida no forno ou micro-ondas com 1 pitada de canela/ 1 copo de leite de soja com adoçante
    Opção 3: 2 castanhas do Brasil/ 1 fatia de queijo de minas fresco sem sal
    Opção 4: 1 copo de iogurte desnatado batido com 1 colher (sopa) de farelo de trigo e ½ colher (sobremesa) de uva-passa
    Opção 5: 2 damascos secos/ 1 copo de iogurte desnatado
    Opção 6: 1 maçã/ 1 fatia de pão de forma com grãos/ 1 fatia de ricota temperada com castanhas e azeite
    Opção 7: 1 copo de iogurte desnatado batido com 2 colheres (sopa) de abacate

     

  • Almoço 

    Opção 1: 4 colheres (sopa) de arroz integral com ervilha e cenoura/ 1 filé de sardinha grelhado/ 1 xícara (chá) de salada de brócolis/ 1 fatia de manga
    Opção 2: 1 pedaço de mandioca cozida com 1 fio de azeite extravirgem/ 1 colher (servir) de carne magra ensopada (molho de tomate puro, cebola e ervas) com 3 colheres (sopa) de ervilha fresca/ 1 pires (chá) de salada de escarola com ½ tomate/ 1 fatia de abacaxi com raspas de limão
    Opção 3: 4 colheres (sopa) de arroz integral/ 3 colheres (sopa) de feijão/ 1 berinjela assada com rodelas de tomate e manjericão/ 1 sobrecoxa de frango sem pele assada com alecrim/ 1 prato (sobremesa) de salada de alface americana com ½ cenoura ralada/ 1 copo de suco de acerola com morango e adoçante
    Opção 4: 4 colheres (sopa) de arroz integral/ 1 filé de frango com molho de maracujá e ervas/ 3 colheres (sopa) de cenoura cozida/ 1 pires (chá) de couve-de-bruxelas refogada com azeite/ 1 copo de suco de framboesa
    Opção 5: 1 escumadeira de macarrão integral com 1 concha de molho de tomate/ 1 bife de carne magra grelhado com ½ cebola refogada/ 3 colheres (sopa) de vagem cozida/ 1 prato (sobremesa) de salada de alface com erva-doce/ 1 pêssego médio
    Opção 6: 1 filé de carne bovina sem gordura/ 1 batata-doce média cozida e temperada com azeite extravirgem e ervas/ 1 colher (servir) de brócoli refogado com grão-de-bico/ ½ tomate assado com alecrim e nozes/ 1 pedaço de chocolate amargo (30 g)
    Opção 7: 4 colheres (sopa) de purê de mandioquinha com salsinha/ 1 posta de salmão assado com gergelim/ 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula com 3 colheres (sopa) de grão-de-bico e 5 rodelas médias de pepino/ 1 laranja

     

  • Lanche da tarde 

    Opção 1: 1 copo de iogurte desnatado batido com 5 morangos médios, amêndoas e adoçante
    Opção 2: 1 copo de vitamina feita com leite desnatado, banana e uva-passa
    Opção 3: 5 biscoitos integrais/ 1 xícara de chá-verde com gengibre
    Opção 4: 1 punhado pequeno de nozes
    Opção 5: 1 banana com 1 colher (sopa) de granola, canela e uva-passa
    Opção 6: 1 xícara de chá de ervas claras com raspas de gengibre e adoçante/ 2 unidades de torrada integral com 1 fatia média de ricota temperada e 1 fio de azeite extravirgem
    Opção 7: 1 copo de suco de melão com hortelã, gengibre e adoçante

     

  • Jantar 

    Opção 1: 1 pedaço de pizza de berinjela com mussarela de búfala, azeite e tomate/ 1 prato (sobremesa) de alface-americana temperada com azeite e ervas finas
    Opção 2: 1 prato de macarrão integral com molho de tomate e manjericão/ 1 filé bovino magro grelhado/ 1 pires (chá) de salada de acelga/ 1 banana
    Opção 3: 4 colheres (sopa) de arroz integral com amêndoas/ Omelete (feito com 1 ovo, cebola, tomate, alho-poró e manjerona)/ 1 prato (sobremesa) de salada de chicória/ 1 taça de salada de frutas
    Opção 4: 1 filé de frango assado com tiras de pimentões e 1 batata média/ 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula com ½ tomate e 6 rodelas de pepino/ 1 nêspera
    Opção 5: 1 beirute feito com 2 fatias médias de queijo branco, 3 rodelas de tomate, 3 fatias de peito de peru, 4 folhas de alface, 3 rodelas de cebola e gergelim/ 1 fatia de melancia
    Opção 6: 1 prato de sopa de lentilha batida com cenoura e mandioquinha e pedaços de 2 unidades de torrada integral/ 1 kiwi médio com raspas de laranja/ 1 copo de suco de caju com adoçante
    Opção 7: 3 colheres (sopa) de purê de batata/ 1 posta de cação ensopada com molho de tomate/ 3 colheres (sopa) de espinafre refogado/ 2 rabanetes temperados com azeite e limão/ 1 cacho de uvas pequeno

     

  • Lanche da noite 

    Opção 1: 1 copo de iogurte de frutas desnatado com 2 unidades de nozes
    Opção 2: 1 copo de leite de soja batido com morangos e linhaça dourada triturada
    Opção 3: 1 copo de vitamina de banana (½ unidade média) com maçã (½ unidade média), canela e adoçante
    Opção 4: 1 copo de suco de laranja com cenoura, couve e adoçante
    Opção 5: 1 copo de leite desnatado batido com 1 fatia de mamão, 1 colher (sopa) de farelo de trigo e adoçante
    Opção 6: 1 xícara de chá de hortelã com gengibre/ 2 unidades de torrada integral
    Opção 7: 1 copo de iogurte desnatado com 2 colheres (sopa) de farelo de trigo, ½ colher (sobremesa) de uvas-passas e adoçante

Texto: Revista VivaSaúde Especial Hipertensão/ Fotos: Danilo Tanaka, Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

Revista VivaSaúde Especial Hipertensão



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