assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Cardápio detox pós-festas de fim de ano

Publicado em 02 de Jan de 2018 por Kelly Miyazato | Comente!

Cometeu exageros durante as ceias de fim de ano e deseja fazer um processo de desintoxicação alimentar? Confira o cardápio detox pós-festas, especialmente elaborado por Fernanda Seiffer - nutricionista (SP), para te ajudar nesta missão!



 

Veja o cardápio detox pós-festas de fim de ano

  • Café da manhã

- Suco verde (couve, hortelã, limão, água de coco e abacaxi)
- Panqueca de banana, canela e farelo de aveia
Quantidade de calorias por refeição: 255 kcal

*Recado da nutricionista:
“O suco verde preparado com couve, abacaxi e água de coco é a opção ideal para iniciar o dia com antioxidantes em grande proporção, além de contribuir para a eliminação de líquidos em excesso. Ao acrescentar à refeição a panqueca de banana, você se beneficia de uma fonte de energia e carboidratos de absorção lenta, por ser feita com o farelo da aveia, garantindo uma maior concentração de fibras solúveis (chamadas de betaglucanas) e amido resistente”.

  • Lanche da manhã

- Castanhas e coco fresco
- Água de coco natural
Quantidade de calorias por refeição: 182 kcal

*Recado da nutricionista:
“A combinação de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, minerais e eletrólitos é uma importante estratégia nutricional, na qual a castanha do Pará desempenha o papel de principal fonte de selênio, um antioxidante que também auxilia no processo de desintoxicação hepática, já a água de coco garante a reposição de eletrólitos (sódio e potássio) e contribui para a hidratação eficaz. As lascas de coco são ricas em fibras, auxiliam na saúde intestinal e promovem saciedade".

  • Almoço

- Salada de folhas verdes com palmito
- Legumes assados (abobrinha e batata doce) com ervas (alecrim, orégano, tomilho)
- Quinoa cozida com cebola roxa
- Chá gelado de hibisco com hortelã sem adoçar
Quantidade de calorias por refeição: 284 kcal

*Recado da nutricionista:
“Leve e balanceado, o almoço deve ser composto por alimentos de origem vegetal, ricos em fibras e fitoquímicos que promovem o equilíbrio corporal. Portanto, o primeiro passo é começar com um prato de salada de folhas verdes e palmito, temperado com um fio de azeite e sumo de um limão, para facilitar a digestão e fornecer vitamina C (limão) e ômega-9 (azeite). Acrescente ao prato, os legumes assados com ervas (fibras e carboidratos de absorção lenta, que garantem energia sem provocar pico de glicose e hipoglicemia de rebote). A quinoa é a fonte proteica da refeição, ou seja, o cereal que fornece aminoácidos, vitaminas do complexo B e minerais”.

  • Lanche da tarde

- Bebida energética sem açúcar
- Smoothie de bebida vegetal de castanha, frutas vermelhas e cacau.
Quantidade de calorias por refeição: 169 kcal

*Recado da nutricionista:
“A lata de bebida energética sem açúcar é recomendada no lanche da tarde para promover energia sem aumentar o valor calórico do dia e, o smoothie de frutas vermelhas, cacau e bebida vegetal de castanhas fornece alta concentração de fitoquímicos com ação antioxidante, principalmente antocianinas presentes no cacau e nas frutas vermelhas”.

  • Jantar

- Sopa de abóbora, gengibre e couve refogada com azeite de oliva extravirgem
- Melancia
Quantidade de calorias por refeição: 352 kcal

*Recado da nutricionista:
“Rica em betacaroteno (abóbora) e gingerol (gengibre), os ingredientes da sopa que contam com importantes antioxidantes contribuem para a redução de radicais livres. E, para encerrar o dia, nada melhor que saborear uma fruta que auxilia na hidratação. Sem falar que a parte branca da melancia contém citrulina, um aminoácido precursor da arginina que promove a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, contribui para a entrega de nutrientes aos tecidos corporais”.

 

  • Valor calórico total: 1.242 kcal/dia (aproximadamente).

#FicaDica
Para obter melhores resultados, peça ao seu especialista a indicação de um programa alimentar personalizado, que atenda as suas necessidades, combinado?!

 

*Por Kelly Miyazzato | Foto Shutterstock | Agradecimentos à Fernanda Seiffer, nutricionista (SP).

 

 

 

 

 

 

 



COMENTE!