Super Banner

Café da manhã para regular o intestino

Publicado em 24 de Jun de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Os médicos avisam: jejum é extremamente prejudicial à saúde! Mas se você não sabe o que comer no café da manhã, veja a alimentação ideal para regular o intestino e fornecer energia



Texto: Ivonete Lucirio/ Foto: Fabio Mangabeira/ Adaptação: Letícia Maciel

As fibras presentes no mamão, aveia e no pão integral ajudam no bom funcionamento do
intestino
Foto: Fabio Mangabeira

Você passou horas dormindo e o mesmo aconteceu com seu sistema digestório. Ele ficou lá, paradão. Logo pela manhã, se você não fornecer energia ao seu corpo, não é apenas o estômago que continuará adormecido. “Mesmo durante o sono nosso corpo tem um gasto de energia e consome o açúcar acumulado durante o dia, na forma de glicogênio, para que não ocorra falta de nutrientes ao organismo. Ao despertar, portanto, precisamos repor essas energias perdidas antes de iniciarmos o dia”, explica Lívia Zimmerman, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Por isso é importante dar o que seu organismo precisa logo pela manhã. Basta fazer a experiência para saber como a primeira refeição é importante.  Considerando a saúde intestinal, a refeição é importantíssima. Depois do jejum da noite, ela propicia o melhor funcionamento intestinal, contribuindo para a prevenção da prisão de ventre.  A nutricionista Eneida Ramos sugere o café da manhã para quem vai realizar um trabalho intelectual. Os alimentos melhoram o funcionamento do intestino e o raciocínio. Não é preciso comer tudo todos os dias, pode-se ir alternando de acordo com seu gosto!

Café

Além de ser antioxidante, tem efeito positivo na velocidade de codificação e processamento mentais.

Mamão

É uma importante fonte de fibras, ajudando no processo digestivo, o que é importante para quem vai passar bastante tempo sentado. Já a vitamina C combate a fadiga, contribuindo na concentração.

Aveia

Também é rica em fibras solúveis, melhorando o funcionamento do intestino. Tem em sua composição vitaminas e minerais com importante ação antioxidante, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Iogurte

Mais um alimento que facilita o funcionamento do intestino. Fornece proteínas e cálcio, fundamentais na manutenção dos ossos.

Mel

 O mel possui carboidrato que contribui para atividade mental.

Pão integral

Também fonte de carboidrato, fornece energia para todas as funções orgânicas, inclusive a atividade cerebral, além de melhorar o humor. As fibras facilitam o trânsito intestinal e dão proteção antioxidante.

 

 

Revista VivaSaúde Edição 97