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Alimentos que te mantém hidratado

Publicado em 02 de May de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Se você briga com seu organismo e mesmo assim não consegue consumir a quantidade mínima de água por dia, conheça os alimentos que podem ajudá-lo a se manter hidratado



Texto: Ivonete Lucirio / Foto: Danilo Tanaka / Adaptação: Ana Paula Ferreira

Para consumir a quantidade necessária de água por dia, aposte também em alimentos que

ajudam  a manter o equilíbrio hídrico. Foto: Danilo Tanaka

Sem água, a máquina que é o seu corpo não é nada, o motor funde. O líquido participa de praticamente todas as reações químicas que acontecem no organismo. Mesmo sabendo disso, às vezes, é difícil consumi-la na medida certa. A quantidade que devemos ingerir depende das calorias consumidas. No Brasil, a recomendação da quantidade ideal é feita pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, baseado nas calorias-padrão indicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é de 2.000 kcal diárias. “Como se considera que, para cada quilocaloria de alimento consumido é necessário um mililitro de água, recomenda-se beber dois litros de água por dia”, explica a nutricionista Thais Carvalho de Lima, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). “Existem condições clínicas, como problemas renais e cardíacos, em que há a necessidade de restrição de água, feita sob orientação médica”, completa ela.

Quando se fala em dois litros, nem parece muito, mas muitos não conseguem beber os tais oito copos por dia. Se você é dessa turma, essa matéria pode ajudá-lo a atingir a meta. A água não precisa ser somente aquele líquido cristalino: chás e sucos estão valendo. Quanto mais natural, melhor, claro!

E se o objetivo for hidratar-se, deixe de fora os refrigerantes. Eles até fornecem água, mas os produtos químicos são tantos que a relação custo x benefício nem sempre compensa . As bebidas gaseificadas, incluindo a água, têm em sua composição gás carbônico. Consumido em excesso, irrita a mucosa do estômago das pessoas predispostas a problemas gastrintestinais.

Escolha alimentos para manter o equilíbrio hídrico já!

Veja as sugestões do que consumir durante cinco dias para manter o equilíbrio hídrico do organismo. Mas lembre-se que não é possível dispensar totalmente o consumo de água:

A melancia possui grande quantidade de água, podendo ajudar

no equilíbrio hídrico do corpo. Foto: Shutterstock

Dia 1

Café da manhã: 250 ml de água de coco ou leite desnatado com café e 1 fatia de melão

Lanche da manhã: 250 ml de suco de abacaxi

Almoço: Um prato de alface; um tomate; um chuchu e uma abobrinha cozidos; 200 gramas de frango em cubos com palmito e cenoura; quatro colheres de arroz integral; ½ concha de caldo de feijão; 200 ml de gelatina

Lanche da tarde: 2 fatias de melancia

Jantar: 400 ml de caldo de legumes e 200 ml de suco natura

Dia 2

Café da manhã: Um copo de leite desnatado com café; 2 fatias de pão de forma; 1 ponta de faca de margarina; 1 fatia média de melancia

Lanche da manhã: 1 iogurte natural

Almoço: Um prato raso de rúcula; 3 fatias de tomate; ½ cenoura ralada; 3 colheres de arroz integral; 2 conchas pequenas de feijão; 1 filé de pescada branca grelhado; 2 colheres de servir de abobrinha cozida no vapor com salsinha e cebolinha; 1 laranja

Lanche da tarde: 1 pera

Jantar: Um prato de sobremesa de agrião e acelga e 4 morangos; 1 colher de servir de arroz integral; 1 filé de frango grelhado; 2 colheres de servir de purê de abóbora; 1 fatia de melão

Dia 3

Café da manhã: Um copo de 250 ml de suco feito com 1 folha de couve, e também 2 rodelas de abacaxi e 300 ml de água.

Lanche da manhã: Dois kiwis

Almoço: 150 gramas de filé de frango grelhado; 4 colheres (sopa) de purê de abóbora; 4 colheres (sopa) de feijão fradinho cozido; 1 laranja

Lanche da tarde: 150 ml de açaí

Jantar: Um prato com agrião, tomate, cenoura e pepino, temperados com 1 colher de azeite  extravirgem; 3 colheres (sopa) de arroz integral; 1 ovo cozido; 1 fatia de melão

Dia 4

Café da manhã: Suco feito com 4 colheres (sopa) de manga picada, ½ cenoura média, ½ pepino sem casca e 300 ml de água, batidos no liquidificador.

Lanche da manhã: Uma tangerina

Almoço: Um filé de 150 gramas de tilápia grelhada; um prato com tomate, agrião e alface, temperados com 1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem; 3 colheres (sopa) de purê de batata inglesa; 1 fatia de melancia

Lanche da tarde: Quatro colheres (sopa) de abacate

Jantar: 2 conchas de sopa de ervilha

Dia 5

Café da manhã: Duas fatias de melão; 1 colher (sobremesa) de linhaça triturada; 1 copo de Leite de soja light; 1 fatia de pão de forma integral; 1 fatia de queijo minas

Lanche da manhã: Um copo de água de coco

Almoço: Um prato de salada com alface lisa, cenoura ralada e pepino cru, temperada com ½ colher (sopa) de azeite extravirgem; omelete de peito de peru

Lanche da tarde: Uma maçã; 1 noz; 1 xícara (chá) de chá de hortelã

Jantar: Três conchas de creme de abóbora com ricota; 2 torradas integrais

 



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