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Alimentos funcionais para o crescimento da criança

Publicado em 17 de Sep de 2015 por Marília Alencar | Comente!

Alimentos funcionais são aqueles que trazem benefícios extras para a saúde. E são importantes para as crianças porque agem no seu crescimento. Seis meses de uma dieta que valorize esses nutrientes têm influência sobre a altura de crianças com retardo no crescimento. Esses alimentos também devem ser consumidos por idosos. A nutricionista Inty Davidson (SP) indica quais são os principais:


  • CENOURA: rica em betacaroteno, diminui o colesterol ruim do sangue, aquele que entope as artérias. Ajuda a manter a pele saudável e a prevenir alguns tipos de câncer.

  • SALMÃO: é rico em ômega-3, gordura que ajuda a formar a membrana da célula. É importante para o desenvolvimento do cérebro e da visão.

  • BRÓCOLIS: são ricos em vitamina A, essencial para a visão, além de componentes antioxidantes. “Não se deve esquecer de que a vitaminose ainda é comum entre as crianças brasileiras”, diz Inty.

  • MORANGO: contém vários minerais, como o cálcio, que auxiliam na formação dos ossos e dos dentes. É rico em compostos fenólicos antioxidantes, prevenindo câncer, doenças cardíacas e melhorando o sistema imunológico.

  • SUCO DE UVA: fornece energia para o corpo e vitamina C, que incrementa o sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo. Rico em resveratrol, poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.

     

     

  • CHÁ VERDE: além de potente antioxidante, tem em sua composição as catequinas, que previnem diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares, além de retardar o envelhecimento. Deve ser consumido preferencialmente pelos idosos. Crianças devem tomar cuidado, uma vez que é rico em cafeína.

  • AVEIA: ajuda a combater a depressão porque é rica em magnésio e vitaminas do complexo B, que atuam no sistema nervoso. Reforça o sistema imunológico contra infecções, atuando nas células de defesa. Uma das maiores fontes de betaglucana, fibrasolúvel que ajuda a diminuir o colesterol ruim e controlar a glicemia.

Texto Ivonete Lucírio / Fotos: Shutterstock

Revista VivaSaúde / Edição 148



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