assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

8 dicas com opções saudáveis para a Ceia de Réveillon

Publicado em 26 de Dec de 2016 por Kelly Miyazato | Comente!

Para evitar exageros durante o Ano Novo consultamos a nutricionista e a chef para dar dicas com opções saudáveis para a Ceia de Réveillon. Confira!



 

Ceia de Réveillon

É chegada a época da tradicional ceia de Réveillon. Por isso, quase que invariavelmente, quem se senta à mesa repleta de pratos saborosos acaba exagerando.Tamanha fartura garante, ainda, uma ou duas refeições no dia seguinte. O resultado é o ganho de alguns quilinhos. “O equilíbrio na alimentação deve ser considerado para não haver prejuízos à saúde”, pondera a nutricionista Patrícia Soares. Combinar saúde e sabor nas principais refeições do ano é uma tarefa complexa. “Não é só misturar alimentos e nutrientes. A ceia deve estar bem-apresentada, ter aroma agradável e esbanjar sabor”, ensina Patrícia. Com a missão de garantir a satisfação dos convidados, Patrícia e a chef Cris Maccarone elaboraram uma refeição saudável, funcional e saborosa. Confira os benefícios dos ingredientes usados nesse delicioso banquete.

1. Canapés de pão integral com Tartar de salmão e Pesto de rúcula

O pão integral de 7 grãos é fonte de fibras solúveis e insolúveis, vitaminas e minerais. O salmão fresco oferece ômega 3, um protetor do coração. A rúcula apresenta vitamina K (anticoagulante), selênio (antioxidante) e fibras insolúveis que estimulam o intestino e promovem a saciedade gástrica e uma boa digestão.

2. Taça de pêssego assado com mel e alecrim ao creme de iogurte e mix de cereais

O iogurte natural integral é uma proteína com pouca taxa de gordura saturada e de colesterol. Também fornece cálcio, vitaminas do complexo B e microorganismos probióticos. A sobremesa é coberta com uma combinação de cereais, sementes e frutas secas ricas em fibras solúveis e insolúveis, minerais e vitaminas.

3. Salada de folhas verdes, figo, queijo de cabra e sementes de girassol

As fibras dos figos frescos colaboram para reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas. O queijo de cabra contém proteínas com baixo teor de gordura saturada e colesterol e fornece cálcio e vitaminas do complexo B. Semente de girassol é rica em vitamina E e antioxidante, enquanto o vinagre balsâmico possui flavonoides que protegem o coração.

4. Cogumelos selvagens ao molho de shoyu e gengibre

Os cogumelos fornecem a enzima Q10, potencial antioxidante e protetora do coração. A receita leva gengibre, tempero que age contra a formação de trombos, náuseas, enjoos e vômitos.

5. Pot-Pourri

Ricas em ômega 6, as castanha do Brasil, castanha de caju e amêndoa são ótimas para o controle de triglicérides e colesterol sanguíneo e agem como protetoras do coração. A soja possui fitoestrógenos, eficientes na redução de colesterol, na prevenção do câncer de mama e controla os sintomas desconfortáveis da menopausa e da TPM. A uva-passa mantém a taxa de açúcar no sangue, diminuindo a vontade de comer doces.

6. Couscous

A quinoa em grãos proporciona todos os aminoácidos essenciais e que não são produzidos pelo organismo. Possui, ainda, quantidades importantes de fibras, ferro, cálcio e vitaminas quando comparada a outros tipos de cereais.

7. Involtine de lombo suíno recheado com creme de cenoura e salsa na crosta de gergelim

O lombo colabora para a reconstrução das células do organismo e, ao contrário do que se pensa sobre a carne de porco, é uma proteína de baixo teor de gordura e de colesterol. As sementes de gergelim contribuem para regularizar o trato intestinal. A cenoura e a salsinha fresca têm vitamina A. O óleo de canola oferece ômega 3.

8. Tomatinhos recheados com creme de ricota e alho crocante

O licopeno é uma substância encontrada nos alimentos vermelhos e que protege o organismo contra os tumores de próstata, pulmão e estômago. A ricota possui proteínas com baixo teor de gordura saturada e colesterol, além de oferecer cálcio. Já o alho ajuda na redução da pressão arterial e previne a formação de trombos(coágulos sanguíneos).


Fontes: A nutricionista Patrícia Soares e a chef Cris Maccarone são as responsáveis por esta bela ceia.

 

*Por Ivan Alves/ Foto Lucas Fonseca/ Adaptação Kelly Miyazzato. 


Revista VivaSaúde / Edição 80

 

 

 

 

 

 




COMENTE!