assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Verdadeiro ou falso sobre suco de laranja

Publicado em 18 de Aug de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

De fácil preparo, a bebida é, sem dúvida, uma das mais consumidas pelo brasileiro. Resta saber se é uma opção saudável. Conheça as verdades e mentiras sobre o suco de laranja



Texto: Marcela Carlini / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira

O suca de laranja pode causar gastrite, principalmente quando a pessoa tem pH gástrico ácido.

Foto: Shutterstock

A taxa de vitamina c existente é suficiente para aumentar a imunidade

Verdadeiro. A vitamina C é essencial para a absorção do ferro e para a formação da hemoglobina (glóbulos vermelhos do sangue). Tem ação antioxidante, previne infecções, gripes e resfriados, mantém a saúde dos dentes e gengivas e ajuda no combate a hemorragias. O nutriente não é produzido pelo organismo, e em uma laranja conseguimos quase que 100% da taxa de vitamina C necessária por dia.

A única substância importante do suco é a vitamina c

Falso. Embora seja rico em vitamina C, ele possui também grande quantidade de vitamina A e potássio.

Protege o coração

Verdadeiro. Por ser antioxidante, a bebida aumenta a resistência a infecções e promove a vasodilatação das artérias, afastando os possíveis acidentes vasculares.

Posso tomar todos os dias

Verdadeiro. Desde que não comprometa seu plano alimentar. Caso esteja fazendo uma dieta com redução de calorias, convém não abusar. Lembre-se de que o único alimento que não engorda se ingerido em grande quantidade é a água.

A bebida engorda

Verdadeiro. Quando associada com alimentos ricos em carboidratos e gordura ou consumida em grande quantidade, o valor calórico se torna demasiado. Para controlar a ingestão, saiba que um copo de 200 ml de suco (sem açúcar) tem cerca de 118 kcal.

Provoca gastrite

Verdadeiro. Principalmente quando a pessoa tem pH gástrico ácido. Sendo assim, intercale o consumo com sucos de outras frutas, como a laranja-lima, que é menos ácida.

É menos calórico que refrigerante

Falso. Como citado, um copo de 200 ml de suco de laranja tem 118 kcal e a mesma quantidade de refrigerante de cola tem aproximadamente 80 kcal. Mas vale ressaltar que o suco de laranja tem propriedades nutricionais importantíssimas, enquanto o refrigerante não possui nutrientes, além de prejudicar o tecido ósseo, engordar e aumentar o número de células adiposas.

O suco natural pode ser conservado em geladeira

Falso. Estudos comprovam que as propriedades da bebida duram cerca de quatro horas. Se for guardada de um dia para o outro, perde 30% de seus nutrientes, isso porque as vitaminas são moléculas sensíveis a reações químicas, como a oxidação.

Revista VivaSaúde edição 78

 



COMENTE!