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Caju para fortalecer os músculos

Publicado em 27 de Mar de 2014 por Leticia Maciel | Comente!

Polpa e castanhas do caju são fontes de nutrientes e promovem proteção ao nosso corpo. Saiba como essa fruta é essencial para atletas



Texto: Romulo Osthues/ Foto: Reprodução/ Adaptação: Letícia Maciel

Um copo de 240 ml de suco de caju feito na hora basta para suprir as necessidades diárias
Foto: Reprodução 

Alto teor de vitamina C

O pedúnculo do caju – chamado de pseudofruto porque, para a ciência botânica, a fruta em si é o caroço – é uma excelente fonte de vitamina C e chega a apresentar quatro a cinco vezes o teor de vitamina C dos frutos cítricos (cerca de 50 mg em 100 ml de suco). Além disso, quanto mais maduro o caju, de mais vitamina C ele dispõe. Prefira chupar o caju ou tomar seu suco feito na hora. As versões de garrafinha ou polpa congelada apresentam menor concentração dessa vitamina. Compare: 219,3 mg; 138,7 mg e 119,7 mg, respectivamente, a cada medida de 100 g. Um copo de 240 ml do suco feito na hora basta para suprir as suas necessidades diárias.

Ação contra os radicais livres

Além da vitamina C, que é um potente antioxidante capaz de eliminar diversos radicais livres, em estudo feito pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, o caju só perdeu para a acerola no quesito ação antioxidante por conta da forte presença de polifenóis. A conclusão é a de que, diante da ação antioxidante exibida, as frutas podem ser apontadas como boas fontes de antioxidantes naturais, sendo mais efetivas e econômicas que o uso de suplementos dietéticos na proteção do organismo contra os danos oxidativos (envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e pulmonares). Em associação com a vitamina E, também marcante no pedúnculo do caju, isso fica maiscompleto. A vitamina E pode agir, ainda, como substância protetora contra alguns tipos de cânceres (próstata e esôfago).

Faz ganhar músculos

Assim como as nozes e a macadâmia, a castanha de caju apresenta um melhor perfil de aminoácidos em comparação com as leguminosas (o feijão é um exemplo). Os aminoácidos são elementos que nos ajudam a compor os nossos músculos. Por isso, além da ingestão de proteínas de origem animal, vegetais ricos neles são recomendados pelos profissionais de saúde e educação física para potencializar o ganho de massa muscular. Em 100 g de castanha de caju, há 18,5 g de proteínas. Os atletas adoram!

Proteção cardiovascular e contra cânceres

Nozes em geral (como a castanha de caju) contêm teores consideráveis de fitoesteróis, que podem inibir a absorção intestinal do colesterol ruim e consequente presença dele no sangue. A ingestão de 2 g de fitoesteróis ao dia reduz o LDL em 10%, e quando esse consumo é associado a uma dieta baixa em gordura saturada e colesterol, a redução pode atingir 20%. Fora isso, há estudos que indicam a propriedade dos fitoesteróis de reduzir o risco de cânceres de cólon, mama e próstata.

 

 



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