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Ovo para fortalecer os músculos

Publicado em 20 de Jan de 2014 por Leticia Maciel | Comente!

Veja como os nutrientes do ovo podem ajudar você a fortalecer os músculos e melhorar o desempenho físico



Texto: Françoise Gregório/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

A prática de comer ovos crus é desconsiderada pelos nutricionistas 
Foto: Shutterstock  

Se a ideia é ganhar ou evitar a perda de massa magra, o ovo pode ser um grande aliado. Na clara, mais especificamente na ovoalbumina (proteína da clara), há uma boa quantidade de leucina, um aminoácido utilizado em suplemento nutricional que evita a perda de musculatura e é consumido por alguns atletas. Na gema, a leucina também aparece, mas em pequena quantidade. 

“Por muitos anos, praticantes de atividade física de força e velocidade atribuíam a melhora no desempenho ao consumo de ovo, principalmente da clara, que é isenta de gordura e rica em proteína. Hoje, sabemos que isso se deve ao fato de o ovo proporcionar a mistura ideal de aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo) na quantidade e relação correta para favorecer o crescimento e o reparo dos músculos”, explica Maria Gandini. A nutricionista enfatiza que a prática antiga de comer ovos crus deve ser desconsiderada, pois grandes doses de avidina — substância natural de proteção do ovo — diminuem a absorção de algumas vitaminas do complexo B, importantes na produção de energia e recuperação muscular e ainda podem levar à contaminação por salmonella. 

 

Revista VivaSaúde Edição 72



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