Super Banner

Benefícios da Goiaba

Publicado em 04 de Sep de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Comer meia goiaba após o almoço previne infecções, cânceres e problemas cardiovasculares, confira mais benefícios da fruta.



Por: Romulo Osthues/ Adaptação: Letícia Maciel

Comer goiaba in natura ajuda na dieta de controle de peso. Foto: Shutterstock.

Fonte de vitamina C

Verdadeiro. A vitamina C é um antioxidante que neutraliza a ação dos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce. Rapidamente absorvida pelo intestino delgado, a vitamina C é necessária para aprodução de colágeno, a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e o metabolismo de alguns aminoácidos. Também facilita a absorção de ferro e aumenta a resitência a infecções.

Mais vitamina do que laranja

Falso. A quantidade de vitamina C da goiaba é três vezes maior que aquele de que o nosso organismo precisa diariamente- tem quatro vezes mais desse nutriente que as admiradas laranjas. Por isso, se você ingerir meia goiaba por dia, já será o suficiente. A recomendação dos especialistas é que a ingestão diária de frutas deve corresponder a três a quatro porções (uma unidade de goiaba equivale a uma porção).

Licopeno: efeito protetor

Verdadeiro. A goiaba é fonte de licopeno, um elemento predominante no plasma e nos tecidos humanos, sendo encontrado em um número limitado de alimentos de cor vermelha (tomate e seus derivados, melancia, mamão e pitanga são exemplos). É  um dos mais potentes antioxidantes, sendo sugerido na prevenção de cânceres e da formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos.

Goiabada substitui a fruta in natura

Falso. "Devido ao teor de açucar, a goiabada não pode ser considerada uma porção de frutas, visto com que o volume consumido por dia não atinge as quantidades mínimas de fibras e vitaminas", alerta a nutricionista Camila de Abreu, professora da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo). Ela complementa: "a própria presença de frutose, um tipo de açucar, tem a função de ofertar calorias ao organismo". Ou seja, é melhor comer a fruta in natura para quem está de dieta de controle de peso.

Alivia a diarreia

Verdadeiro. "Em casos de diarreia, apenas fibras solúveis devem ser utilizadas, pois provocam o retardo do funcionamento intestinal", orienta a nutricionista. Além da goiaba,outras frutas fontes desse tipo são: maçã, banana-maçã, goiaba e suco de limão. Já quem se queixa do contrário, constipação e prisão de ventre , deve evitar o consumo de goiaba.

Suas fibras bastam

Falso. As fibras solúveis ou insolúveis são benéficas na redução do colesterol (especialmente o ruim, LDL) e demais frações de gordura no sangue (como os triglicérides), assim como no controle de taxa de glicose no sangue, na regulação  do funcionamento do intestino e no controle da fome. Vale a pena lembrar que somente comê-las não é suficiente. O aumento de sua ingestão deve ser gradual e também acompanhado de um proporcional consumo de líquidos.

 



COMENTE!