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Benefícios da água-de-coco

Publicado em 23 de May de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Não importa se é de caixinha ou a fruta natural, a água-de-coco é atua na hidratação do corpo. Veja mais benefícios da fruta



Texto: Marcela Carlini/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel

Com apenas 22 calorias, a água-de-coco é considerada um isotônico natural e ajuda no bom
funcionamento intestinal.
Foto: Shutterstock

Possui os mesmos benefícios que os isotônicos para pessoas que praticam esportes

Não é à toa que a bebida é considerada um isotônico natural: além de ser rica em minerais, é ideal para repor os líquidos eliminados durante a prática de atividades físicas. A presença de eletrólitos, tais como sódio e potássio, possibilita uma absorção mais rápida, o que ajuda a recuperar as perdas desses nutrientes através da urina e do suor do atleta. Outra indicação para o consumo é em casos de ressaca, pois os carboidratos presentes em sua composição repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica.

A industrializada tem os mesmos nutrientes que o produto in natura

No processo de industrialização, não há perdas nutricionais e os minerais permanecem na bebida. O único diferencial é o acréscimo de conservantes. É preciso ler o rótulo do produto e certificar-se do prazo de validade para não se deparar com oscilações de odor e sabor.

Contraindicada para quem tem problemas renais

Embora seja fonte de vários minerais importantes para a saúde, a água-de-coco não deve ser consumida em excesso por pessoas que possuem problemas renais, por portadores de diabetes e indivíduos hipertensos, pois a ingestão em demasia da bebida fornece muito sódio e glicose ao organismo. No caso de pessoas com distúrbios renais, o agravante se dá por conta da quantidade de sal que esse líquido possui. A recomendação diária de consumo da bebida nesses casos não deve ultrapassar três copos de 200 ml cada.

 

A polpa do coco é mais saudável que a água

Errado! Diferentemente da água, que possui baixa caloria, a polpa encontrada no coco é considerada hipercalórica e contém alto teor de gordura. Cada 100 g da polpa possuem 590 calorias, logo, não deve ser ingerida por quem está de dieta para emagrecer ou quer manter o peso. Entretanto, para benefícios estéticos ela é muito recomendada. Indica-se bater a polpa e a água da fruta e aplicar na pele e nos cabelos para hidratar.

Em excesso provoca diarreia

Pelo contrário, a água-de-coco é ótima para o bom funcionamento intestinal e, em casos de desidratação, funciona como um excelente soro vegetal, por ser rica em minerais. No passado, a bebida era utilizada por médicos como soro nos campos de batalha, logo, sua composição contribui para a hidratação e o equilíbrio do organismo.

Possui diversas vitaminas

A água-de-coco pode ser ingerida sem problemas. Trata-se de um hidratante natural com baixíssima caloria: 100 ml de água-de-coco possuem apenas 22 calorias. Além disso, a mesma quantidade concentra cerca de 250 mg de potássio, o equivalente à quantidade necessária por dia, 105 mg de sódio, metade do valor recomendado diariamente, e também quantidades significantes de cálcio, magnésio e vitamina C.

 

Revista VivaSaúde Edição 93



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