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Alimentos para substituir a manteiga

Publicado em 13 de Dec de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Novos produtos e receitas substituem a manteiga à altura, e ainda têm benefícios nutricionais


  • Creme de alcachofra 

    “É uma pasta feita com a flor de alcachofra, um vegetal rico em vitaminas e substâncias boas para o fígado, com azeite, iogurte e ervas finas”, explica a nutricionista funcional Cristina Martins (RJ).

    Como e quanto consumir: com pães e torradas, 1 colher de sopa por dia.

  • Ghee

    É o óleo purificado de manteiga. “Toda a água e as toxinas da gordura do leite e lactose são removidos por meio de aquecimento”, fala a nutricionista Juliana Rossi Di Croce (SP). “O resultado é um óleo dourado que não fica rançoso, nem necessita de refrigeração”, completa. É indicado para os intolerantes à lactose. A medicina ayurveda o valoriza por ser um alimento rejuvenescedor e regenerador.

    Como e quanto consumir: para refogar e fritar alimentos, 1 colher de sopa por dia no primeiro caso. Na fritura, o que for necessário para cozer o alimento.

  • Manteiga de oleaginosas 

    São riquíssimas em gorduras insaturadas, aquelas que protegem o coração. Além disso, trazem minerais em sua composição, como zinco, magnésio e selênio.

    Como e quanto consumir: com torradas e pães, 2 a 3 colheres de sobremesa por dia.

     

  • Pasta de homus 

    O grão-de-bico, ingrediente principal, é rico em triptofano, aminoácido que estimula a produção do neurotransmissor serotonina, que dá a sensação de bem-estar.

    Como e quanto consumir: em pães e torradas, 1 a 2 colheres de sopa por dia.

     

  • Soficream 

    É uma mistura de tofu com a manteiga clarificada ghee. “Também é indicado para quem não pode consumir lactose e traz todos os benefícios da soja, com propriedades anti-inflamatória e antioxidante”, diz Juliana.

    Como e quanto consumir: com torradas e pães, 1 colher de sopa por dia.

  • Manteiga melhorada 

    Feita a partir da manteiga original, misturada com óleos ricos em gorduras insaturadas, mais saudáveis. Além de trabalhar para a redução do colesterol, tem também poderes antioxidantes. “Usa-se azeite de oliva extravirgem, óleo de gergelim, de macadâmia e de abóbora”, explica a nutricionista Daniela Cunha (SP).

    Como e quanto consumir: com pão, torradas e para saltear legumes, 1 colher de sobremesa por dia.

  • Creme de banana-verde 

    “Ajuda no controle da glicose, auxilia no emagrecimento e melhora o funcionamento dos intestinos”, diz Cristina Martins. É constituída por um tipo de fibra alimentar baseada em carboidratos que não são digeridos, mas formam o bolo fecal. Prepara- -se com banana-verde cozida, acrescida de azeite, sal e ervas finas.

    Como e quanto consumir: pode ser usado em receitas de doces e salgados, entre 1 e 3 colheres de sopa por dia.

Texto: Ivonete Lucírio/ Fotos: Danilo Tanaka/ Produção: Janaina Resende/ Adptação: Letícia Maciel 

Revista VivaSaúde Edição 128



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