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Alimento saudável: Beterraba

Publicado em 06 de Jan de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

É um tubérculo rico em nitrato que beneficia a saúde cardíaca e também a circulação, conheça outro benefícios



Texto:Nathalie Ayres/ Fotos:Danilo Tanaka/Produção:Janaina Resende/Adaptação: Letícia Maciel

O ferro da beterraba é melhor absorvido pelo corpo  do que o contido em outros vegetais,
tornando-a uma boa opção para quem não consome carnes. Foto: Danilo Tanaka.

Nutrientes poderosos

Um estudo publicado na conhecida revista Hipertension, feito em 2008 pelas Universidades do Queens e de Exeter (Estados Unidos), demonstrou que beber meio litro do suco desse vegetal, todos os dias, ajuda a reduzir a pressão. O estudo foi feito com hipertensos, e demonstrou que os efeitos poderiam ser sentidos após 3 ou 4 horas do consumo do líquido, e poderiam durar até 24 horas — por isso a recomendação de bebê-lo diariamente. O diferencial dessa pesquisa foi justamente descobrir que essa ação não ocorre apenas por causa das vitaminas e minerais que compõem este alimento, e sim devido a um nutriente chamado nitrato.

Outra penca de vitaminas

É bom ingeri-la de manhã e na hora do almoço. “Para gerar energia que será consumida ao longo do dia”, frisa o nutricionista funcional e clínico Fábio Bicalho (RJ). Mas mesmo ajudando a recarregar as baterias, não podemos considerar a beterraba como calórica, afinal ela não tem gorduras em sua composição. No caso, por ser um vegetal, o tubérculo poderia apresentar as do tipo insaturado que, mesmo sendo consideradas “do bem” para a saúde, têm bem mais calorias do que um carboidrato: 9 versus 4 cal/g.



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