assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

A saúde do joelho

Publicado em 19 de Jun de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

O médico Páblius Braga dá dicas de como cuidar de seus joelhos



Texto: Páblius Braga

 Evite o mesmo tipo de calçado todo o tempo e solados muito duros. Assim, com certeza, seu

joelho será o mesmo por muito tempo. Foto: Shutterstock

O que há de tão complexo nesta articulação para o nosso corpo? Os joelhos são responsáveis pelo movimento e a sustentação do corpo. Olhe-os agora. Repare que não há músculos cobrindo-os. Apalpe os ossos. Os músculos partem ou terminam no joelho. Assim, ele fica mais exposto a desgaste, trauma ou uso abusivo, seja com exercícios ou pelo ganho de peso.

Há pessoas com joelhos em forma de X (joelho valgo), outras com os joelhos separados (joelho varo). As demais têm os joelhos em posição neutra. Essas características podem determinar desgastes maiores tanto na área central dos joelhos (valgo), como lesões na parte externa (varo), dependendo do treinamento físico.

Siga essas dicas para manter a saúde deles: procure orientação para a prática de sua atividade física; ficar sentado muito tempo altera a dinâmica do joelho, deixando-o menos protegido de lesões. Mude sempre sua posição; preste atenção aos calçados. Evite o mesmo tipo de calçado todo o tempo e solados muito duros. Assim, com certeza, seu joelho será o mesmo por muito tempo. Sem dores ou lesões.

Revista VivaSaúde edição 109

 



COMENTE!