Super Banner

Sintomas das alterações nas unhas

Publicado em 21 de Jun de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Mudanças na cor, espessura e crescimento podem indicar diferentes tipos de doenças. Fique atento às alterações nas unhas



Texto: Samantha Cerquetani / Ilustração: Luiz Lentini / Adaptação: Ana Paula Ferreira

As leuconiquias (manchas brancas) aparecem após o descolamento da unha ou devido ao uso

excessivo de esmaltes. Ilustração: Luiz Lentini

Cuidar das unhas não se resume apenas a questões estéticas. Fique atento às mudanças na cor, espessura e crescimento, pois podem indicar diferentes tipos de doenças. Confira abaixo os sintomas das alterações nas unhas:

As unhas quebram com facilidade, estão opacas e descamam

Esse tipo de alteração geralmente acontece quando há uma diminuição dos hormônios da tireoide (hipotireoidismo). Também pode surgir por causa de deficiência vitamínica, anemia ou outras doenças cutâneas como psoríase (enfermidade inflamatória crônica), por exemplo.

Elas estão com faixas negras

Trata-se de melanoníquias (manchas escuras), que podem ser causadas por micoses, o uso de alguns medicamentos ou pequenos traumatismos nas regiões. Em casos mais graves, as faixas negras podem indicar câncer de pele (melanoma).

Há manchas verdes e avermelhadas

A coloração alterada é um sintoma que pode ser causado pelas unhas encravadas, infecções bacterianas, artrite ou inflamações nos vasos sanguíneos (conhecidas também como vasculites). As alterações podem acontecer por causa de algumas inflamações na região, podemos citar a paroníquia, por exemplo, que é uma infecção cutânea ocasionada por bactérias, e também é conhecida como unheiro.

Apareceram algumas manchas esbranquiçadas

As leuconiquias (manchas brancas) podem surgir após um traumatismo, mas, na maioria das vezes, trata-se de micoses — infecção por fungos. Aparecem após o descolamento da unha ou devido ao uso excessivo de esmaltes.

Surgiram algumas ondulações visíveis

Essas ondulações podem indicar algumas doenças inflamatórias como artrites, psoríases ou líquen plano (lesões que atingem a pele e causam coceiras intensas), por exemplo. E podem significar até mesmo doenças cardíacas ou pulmonares. Além disso, os traumas temporários na raiz acarretam em unhas onduladas.

Estão curvadas e levemente arroxeadas

Nesse caso, as alterações das unhas podem indicar doenças vasculares. Sendo assim, é recomendado procurar um especialista para que ele possa identificar as causas e indicar ao paciente o melhor tratamento.

Revista VivaSaúde edição 104

 



COMENTE!