assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Saiba tudo sobre a sinusite

Publicado em 22 de Apr de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Dor de cabeça, febre e congestão nasal são os primeiros sinais de que você tem a infecção. Saiba tudo sobre sinusite



Texto: Fernanda Emmerick / Ilustração: Revista VivaSaúde / Adaptação: Ana Paula Ferreira

O tratamento da sinusite aguda é feito com o uso de antibióticos, no período de 10 a 14 dias, e

com medicamentos sintomáticos, como descongestionante nasal e anti-inflamatório.

Ilustração: Revista VivaSaúde

Os primeiros sinais de que você precisa achar meios para se livrar da sinusite são dor de cabeça, febre e congestão nasal. Entenda abaixo tudo sobre esta infecção:

O que é?

É uma infecção bacteriana na mucosa que reveste os seios perinasais. Esses seios são cavidades situadas junto ao nariz, local em que ocorre o acúmulo de muco que, normalmente, precisa ser claro e escorrer sem complicações. Quando os seios perinasais inflamam, origina-se a sinusite. Pode-se dividi-la em frontal (testa), esfenoidal (osso na base do crânio), maxilar (maçãs do rosto) e etmoidal (entre o globo ocular e o nariz).

Sintomas

Os mais comuns são cefaleia, tosse e coriza. Geralmente a cefaleia pode proporcionar dor na nuca e também na região maxilar. No adulto é comum a aparição de congestão nasal e dor de dente, e na criança, geralmente, a sinusite está associada ao quadro febril. Quando o incômodo chega aos seios frontais ou etmoidais, as dores de cabeça são fortes e incapacitantes. Além disso, é frequente sentir obstrução nasal acompanhada de catarro sanguinolento, febre e mal-estar.

Diagnóstico

Na maioria das vezes o diagnóstico é feito somente pelo exame clínico do paciente. Apenas quando há alguma dúvida, passa-se para os outros tipos de testes como radiografia, endoscopia nasal ou tomografia computadorizada. É importante que o paciente não confunda sinusite com resfriado, já que a primeira costuma se manifestar após o término do resfriado. Quando o resfriado, uma infecção viral, não acaba em até seis dias, recomenda-se procurar um médico.

Tratamento  

O tratamento da sinusite aguda é feito com o uso de antibióticos, no período de 10 a 14 dias, e com medicamentos sintomáticos, como descongestionante nasal e anti-inflamatório. Isso contribuirá para o alívio das dores e da febre. Dificilmente será necessário a execução de uma cirurgia, que facilitará a ventilação, a drenagem das secreções e o acesso das medicações. Mas, se a sinusite se tornar crônica, ou seja, durar mais de três meses, o melhor é recorrer ao uso prolongado de antibióticos para poupar desconfortos.

Prevenção

É recomendado tratar os casos de rinite alérgica, evitar o tabagismo e cuidar cautelosamente dos resfriados. Para isso, é indispensável se hidratar, usar soro fisiológico nasal e descansar. Quando a sinusite for do tipo aguda, não se deve parar o uso do antibiótico no meio do tratamento, já que é normal os sintomas irem embora antes da medicação. Esse ato será uma maneira de evitar o surgimento de mais complicações e de uma evolução para a sinusite crônica. 

 



COMENTE!