assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Saiba o que fazer com picadas de insetos

Publicado em 20 de Apr de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Comuns no verão, a maioria desses acidentes ocasiona desconforto local, mas também pode desencadear graves reações alérgicas



Texto: Redação Revista VivaSaúde/ Ilustração: Angelo Schuman/ Adaptação: Letícia Maciel

Atenção a picada de carrapato: ela pode causar  febre maculosa, doença potencialmente
grave. 
Ilustração: Angelo Schuman.

Abelha

O ataque deste bicho se dá pela introdução do ferrão, portador do seu veneno. No local da lesão, ocorrem reações decorrentes das substâncias do veneno: inchaço, dor, aumento da temperatura local, vermelhidão e coceira. Importante saber que não se deve retirar o ferrão com pinças, pois nesse ato a pessoa pode espremer suas glândulas, liberando ainda mais veneno. O certo é retirá-lo por raspagem. O incômodo pode ser aliviado com uso de analgésicos, como o paracetamol, enquanto os problemas locais melhoram com uso de pomadas ou medicação oral receitada pelo médico. 

Observação: reações mais graves e sistêmicas se manifestam pela dificuldade de respiração, chiado no peito, coceira pelo corpo, calafrios, tonturas, vertigens e dor de cabeça. Todos esses sintomas indicam a necessidade da ida ao hospital. No caso de agressão por enxame de abelhas, é aconselhável se dirigir imediatamente à emergência para que um especialista retire os ferrões sem liberação de mais veneno, além de receitar medicação para a dor e reação local.

Carrapatos

Na região Sudeste, esse tipo de inseto pode transmitir o micro-organismo responsável pela febre maculosa, doença potencialmente grave. Nesse caso, se fizer trilhas em matas e campos, use sempre calças compridas. Caso seja atacado, aja rápido, pois quanto mais cedo retirado menor o risco de contaminação da febre maculosa. Além disso, cuidado ao retirá-lo com pinças, porque se forem esmagados na pele podem liberar, por meio da saliva, uma quantidade maior de micro-organismos.

Formiga

O ataque deste inseto é comum em crianças. Causa vermelhidão, dor, coceira e calor no local da picada. O quadro é aliviado com compressa de água fria e o uso de analgésicos.

 

Vespa

Sua picada apresenta quadro semelhante ao da abelha e deve receber o mesmo tratamento. A diferença é que o ferrão não fica incrustado na pele.

Taturana

Esses bichos apresentam cerdas pontiagudas com glândulas portadoras do veneno. O contato com essas estruturas libera o veneno na pele, o que ocasiona sintomas semelhantes aos do acidente com formigas. A dor é intensa, semelhante a uma queimação. Por isso, logo após o acidente deve-se lavar o local com água fria, seguida de compressas geladas. Importante tentar levar a taturana que ocasionou o incidente ao médico para que ele possa identificá-la, evitando, assim, casos hemorrágicos.

Pernilongo ou borrachudo

As agressões destes insetos causam intensa coceira acompanhada de dor. Desta forma, é preciso lavar frequentemente o local com água e sabonete para evitar que a lesão infeccione. Pode-se também aplicar pomadas receitadas pelo médico para aliviar o incômodo.



COMENTE!