Super Banner

Por que ficamos com a boca seca?

Publicado em 06 de Jun de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Entre as diversas causas, estão a ansiedade, alterações hormonais ou o sintoma de várias doenças. Saiba porque ficamos com a boca seca



Texto: Samantha Cerquetani / Ilustração: Luiz Lentini / Adaptação: Ana Paula Ferreira

Nudanças hormonais afetam as glândulas salivares e a sua produção. Por isso, mulheres na

menopausa ou grávidas sentem a boca seca frequentemente. Ilustração: Luiz Lentini

A diminuição da saliva pode ter como causa efeitos colaterais de remédios, ansiedade, alterações hormonais ou pode ser o sintoma de várias doenças. Veja porque ficamos com a boca seca:

Pode ser o sintoma de várias doenças

A boca seca (xerostomia ou hipossalivação) pode acontecer em diabéticos, já que a doença pode causar a destruição das glândulas salivares pela glicemia elevada. Medicamentos para HIV e doença de Parkinson podem alterar a quantidade de saliva produzida pelo corpo. Ela também se manifesta em casos de Alzheimer, artrite e depressão.

Surge com o uso de alguns remédios

Nesses casos, a diminuição da saliva ocorre devido ao efeito colateral de alguns medicamentos. Os mais comuns são: remédios para alergia, antidepressivos, diuréticos, remédios para hipertensão arterial, antibióticos, relaxantes musculares e alguns analgésicos derivados de morfina.

Quando estou ansioso, sinto uma secura bucal

A ansiedade provoca alterações na liberação dos hormônios adrenalina, noradrenalina e acetilcolina, e isso desencadeia a boca seca. Os pacientes com crises de ansiedade também podem fazer respiração bucal, o que corre o risco de aumentar ainda mais a xerostomia. Além disso, medicamentos usados para o tratamento dos transtornos de ansiedade também ocasionam o incômodo.

Faço quimioterapia

O tratamento contra o câncer (quimioterapia ou radioterapia) pode causar atrofia ou até disfunção permanente das glândulas salivares e provocar o sintoma. Isso porque as drogas utilizadas alteram a quantidade de saliva que pode ficar mais espessa ou viscosa.

Após apresentar problemas hormonais

As mudanças hormonais afetam também as glândulas salivares e a sua produção. Sendo assim, mulheres na menopausa ou grávidas frequentemente sentem a boca seca. No caso da gestação, pode ocorrer por causa de diabetes gestacional ou desidratação, já que as grávidas precisam aumentar o consumo de água.

Sou fumante, bebo regularmente e estou com a boca seca

Se você fuma e consome bebidas alcoólicas com frequência, provavelmente já percebeu que muitas vezes ocorre uma alteração na saliva. Isso acontece porque o tabagismo e o alcoolismo reduzem substancialmente a secreção da saliva e proporciona a hipossalivação na boca.

Revista VivaSaúde edição 106

 



COMENTE!