Super Banner

Hemorragia: O que fazer em uma emergência?

Publicado em 04 de Apr de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

A perda de sangue pode levar à morte. Saiba o que fazer para evitar a hemorragia antes de conseguir atendimento médico



Texto: Samantha Cerquetani / Ilustração: Luiz Lentini / Adaptação: Ana Paula Ferreira

No caso de ferimentos pequenos, a recomendação é lavar a região com água corrente e um sabão suave para evitar infecções. Ilustração: Luiz Lentini

O sangramento intenso acontece quando há rompimento de vasos sanguíneos (veias ou artérias). A hemorragia pode ser interna (quando o sangue se acumula nas cavidades do corpo) ou externa (sangramento visível), mas todas precisam de atendimento médico com urgência, pois se a perda for intensa, em poucos minutos pode levar a vítima à morte.

Veja o que fazer em uma emergência

  • Em casos de hemorragia externa, o melhor a fazer é colocar a pessoa deitada em uma superfície completamente reta. Após esse procedimento, cubra-a com um cobertor, acalme a pessoa e chame o serviço de emergência o mais rapidamente possível. Após esse procedimento, cubra-a com um cobertor, acalme a pessoa e chame o serviço de emergência o mais rapidamente possível.

  • Se houver sangramento visível, ponha gazes ou um pano limpo em cima do ferimento. O ideal é fazer pressão direta com a mão sobre o curativo até estancar a hemorragia. O tempo de duração desse procedimento é de aproximadamente 5 minutos.

  • Caso ocorra o ferimento em um membro, certifique-se de que não há fraturas, e mantenha-o elevado acima do nível do tórax.

  • Para evitar infecção, se o ferimento for pequeno, a recomendação é lavar a região com água corrente e um sabão suave.

  • Depois de colocado o curativo não o retire, mesmo que cesse o sangramento, pois ao removê-lo você poderá causar outra perda de sangue. Nesse caso, deve-se acrescentar um novo curativo por cima do anterior e continuar a pressionar a região.



COMENTE!