Super Banner

Conheça quais são os melhores hospitais do mundo

Publicado em 28 de May de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Saiba quais são os melhor hospitais do mundo, que são mais preparados para atender pacientes com câncer, problemas do coração, doença de Alzheimer, trauma e obesidade



Texto: Vinícius Abbate / Foto: Fabio Mangabeira / Adaptação: Ana Paula Ferreira 

A metodologia que seleciona os melhores hospitais no mundo analisa fatores como avanço da

tecnologia, enfermagem e credenciamento. Foto: Fabio Mangabeira

A cada ano, a USNews & World Report avalia os principais aspectos dos tratamentos de saúde nos centros médicos com base nas informações relativas ao paciente, dos resultados obtidos nos tratamentos e da reputação entre os profissionais. Trata-se de uma das mais reconhecidas pesquisas do gênero nos EUA. No total, são avaliados cinco mil hospitais até que se classifique o melhor em cada especialidade. As instituições são ranqueadas segundo a complexidade dos processos e procedimentos, a taxa de sucesso nos tratamentos, a segurança, a satisfação dos pacientes e o calibre de seus especialistas. A metodologia utilizada também analisa fatores como enfermagem, avanço da tecnologia e credenciamento.

Confira quais foram as grandes instituições nas especialidades Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Traumatologia e Endocrinologia, entre os anos 2010-2011:

1º no tratamento de câncer

Universidade do Texas M.D. Anderson, Houston, Texas, EUA

O que é o melhor?

A missão do hospital é curar a doença, através de programas que integrem atendimento ao paciente, investigação e prevenção. Em 2010, mais de 105 mil pessoas procuraram por atendimento na instituição. Há pelo menos 10 mil inscritos em ensaios clínicos para novos tratamentos, no maior programa do tipo nos EUA. “Aqui, cirurgiões, oncologistas e radioterapeutas trabalham juntos para o tratamento multidisciplinar do câncer”, explica a presidente do hospital, Margaret Row.

1º no tratamento de Alzheimer

Universidade Johns Hopkins, Baltimore, EUA

Por que é o melhor?

O Centro de Memória e Tratamento de Alzheimer tem um programa interdisciplinar que combina os pontos fortes e as principais competências dos departamentos de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Geriátrica. O programa para o atendimento de pessoas com problemas de memória prevê avaliações diagnósticas – incluindo imagens do cérebro – e de biomarcadores. A equipe inclui médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, e outros provedores na prestação de cuidados continuados.

1º na área de cardiologia

Clínica Cleveland, Ohio, EUA

Por que é o melhor?

O segredo da instituição é combinar pesquisa, ensino e prática clínica para prestar tratamentos inovadores e de base científica para doenças cardíacas, vasculares e torácicas. “O nosso compromisso para a prevenção e a cura de doenças cardiovasculares tem levado a melhores resultados”, afirma o diretor da unidade do coração, Bruce Lytle. “Nós nos esforçamos para dar um tratamento excelente, incluindo o conforto físico do paciente, bem como cuidar de suas necessidades educacionais, emocionais e espirituais.” De fato, a clínica tem se empenhado cada vez mais para estabelecer um vínculo de confiança forte com seus pacientes.

1º no tratamento de obesidade

Clínica Mayo, Flórida, EUA

Por que é o melhor?

O Centro Bariátrico tem mais de 80 anos de experiência no tratamento da obesidade. A equipe é multidisciplinar, incluindo nutricionistas, cirurgiões, enfermeiras, médicos especialistas, e um psicólogo da saúde comportamental, a fim de abordar todos os aspectos dos cuidados da doença. Quando se agenda uma consulta, a equipe trabalha para realizar o tratamento no menor tempo possível, com informações prestadas aos pacientes para que eles possam tomar decisões sobre como querem prosseguir com os cuidados, cirurgicamente ou não. “A abordagem de nossa equipe permite desenvolver planos personalizados, para que o paciente tenha metas realistas e realizáveis para perda de peso”, explica Scott Lynch, diretor do hospital.

1º no tratamento de trauma

UCLA Centro Médico, Los Angeles, Califórnia, EUA

Por que é o melhor?

Um evento traumático é uma experiência que causa sofrimento físico, emocional e psicológico ao paciente. Para ajudá-lo, o Centro de Trauma e Cirurgia de Emergência do UCLA está disponível 24 horas por dia para responder a demandas de pacientes que sofrem lesões, aqueles com emergências cirúrgicas em geral e os que necessitam de cuidados intensivos. 

Revista VivaSaúde edição 97



COMENTE!