Super Banner

6 causas das dores na nuca

Publicado em 18 de Jun de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Problemas dentários, má postura e contrações musculares são algumas das causas das dores na nuca



Texto: Samantha Cerquetani / Ilustração: Luiz Lentini / Adaptação: Ana Paula Ferreira

Estresse prolongado também pode causar dores na nuca, visto que gera contraturas nas

musculaturas do trapézio e da coluna cervical. Ilustração: Luiz Lentini

Relacionada principalmente a contrações musculares , a sensação também pode ser sinal de problemas dentários, postura irregular e doenças que afetam o sistema nervoso. Confira abaixo as principais causas das dores na nuca:

1. O incômodo aparece após a jornada de trabalho

A causa pode estar na postura incorreta. Ficar muito tempo na frente do computador ou com o telefone apoiado no ombro faz que os músculos do pescoço sofram uma contratura (contração involuntária), o que provoca dores quando o indivíduo relaxa. Crianças que costumam ver televisão agachadas têm a mesma dor.

2. É acompanhada de febre e dor de cabeça

Pode ser um caso de meningite viral, infecção (que pode ser causada por vírus ou bactérias) nas membranas que protegem a medula espinhal, o encéfalo e outras partes do sistema nervoso. Tanto a meningite viral – versão mais branda da doença - quanto a bacteriana provocam febre, dores de cabeça e rigidez na nuca.

3. Além das dores, as mãos ficam dormentes

É possível que seja hérnia de disco. Trata-se de ruptura na membrana de um disco da coluna vertebral. A complicação está ligada à repetição de pequenos traumatismos ou lesões repentinas — as quais, muitas vezes, são causadas pelo ato de carregar ou levantar objetos pesados de maneira incorreta. O formigamento nos membros e a dor cervical (que vai do leve ao incapacitante e pode irradiar para o trapézio) são alguns dos sintomas da hiernação.

4. Sinto dores crescentes e rigidez na coluna

Há possibilidade de ser uma espondilite anquilosante, doença inflamatória que atinge a coluna vertebral. Mais comum em homens do que nas mulheres, a enfermidade é crônica e, se não for tratada, pode incapacitar o indivíduo.

5. Surge quando fico nervoso

Estresse prolongado também pode causar a sensação, visto que gera contraturas nas musculaturas do trapézio e da coluna cervical. Além disso, sabe-se que esse tipo de dor se manifesta em alguns portadores de hipertensão arterial, doença que pode surgir em decorrência de várias causas — entre elas, o próprio estresse.

Faço barulhos com a boca enquanto durmo

O bruxismo é uma desordem caracterizada pela ação de ranger ou morder os dentes. É muito comum em crianças e tende a desaparecer com o tempo. Mas pode causar desgaste nos dentes, alterações no sono, bem como dores na face e na cabeça — que também podem ser irradiadas para a região da nuca.

Revista VivaSaúde edição 115




COMENTE!