Super Banner

6 causas da palidez

Publicado em 02 de Jul de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Geralmente a alteração na cor da pele acontece em quadros de perda sanguínea. Conheça as principais causas da palidez



Texto: Samantha Cerquetani / Ilustração: Luiz Lentini / Adaptação: Ana Paula Ferreira

A alteração na cor dos dedos pode significar falta ou diminuição da circulação naquele local. 

Ilustração: Luiz Lentini

Além da falta de sol, a alteração na cor da pele surge geralmente em quadros de perdas sanguíneas. Fique atento, pois o amarelado pode indicar anemia, infarto ou infecções. Confira abaixo as principais causas da palidez:

1. A alteração ocorreu após uma hemorragia

Quando ocorre uma perda de sangue grande (hemorragia interna ou externa), há uma diminuição da pressão sanguínea. Sendo assim, o organismo aumenta a frequência cardíaca e a constrição dos vasos, fato que acarreta menor fluxo sanguíneo e causa a palidez cutânea.

2. Surgiu no momento anterior a um infarto

No infarto do miocárdio, ocorre uma queda na pressão arterial e há um estreitamento dos vasos sanguíneos periféricos, o que deixa a pele pálida. Junto à ela, há ainda sudorese por todo o corpo, dores torácicas ou nos ombros, nas costas e até na mandíbula. Com esses sintomas, consulte um especialista com urgência.

3. Estou com anemia e minha pele ficou pálida

A anemia significa taxa anormal de hemoglobina (pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos e transporta oxigênio). A palidez ocorre quando há diminuição desse pigmento nos capilares superficiais (vasos sanguíneos). Uma das causas da anemia é a perda de sangue contínua e imperceptível. O anêmico também apresenta outros sintomas como um cansaço agudo. Procure um médico para confirmar se há a existência ou não da síndrome.

4. O tom amarelado apareceu logo após uma infecção

A palidez aparece em quadros de infecções bacterianas e as mais comuns se originam nos aparelhos urinário, respiratório ou intestinal. Uma infecção simples pode gerar mais sintomas: pressão arterial diminui e há mal-estar intenso.

5. Meus dedos estão pálidos

A alteração na cor dos dedos pode significar falta ou diminuição da circulação naquele local. Doenças como o diabetes podem obstruir o sangue das veias, impedindo que ele chegue até a região. A progressão do problema causa a morte dos tecidos e gera a perda dos dedos atingidos.

6. Após o estresse notei que minha pele mudou

Quem vive estressado e com a vida atribulada, não consegue manter hábitos saudáveis como ter uma alimentação equilibrada e tomar sol. Assim, pode apresentar anemia e consequentemente alterar a coloração da pele. E mais: o estresse causa gastrite ou úlcera, ocasionam sangramentos e provocam palidez.

Revista VivaSaúde edição 107

 



COMENTE!