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Pilates: saiba mais sobre a modalidade ideal para gestantes e idosos

Publicado em 13 de Nov de 2015 por Kelly Miyazato | Comente!

Que tal praticar uma atividade física que fortaleça os músculos e ainda trabalhe a consciência corporal? O Pilates é a aposta ideal para gestantes, idosos e pode ajudar quem deseja conquistar um corpo mais desenhado, definido e forte. Inspire-se já!



Por Bárbara Louise | Foto Shutterstock | Adaptação Kelly Miyazato

Pilates: saiba mais sobre a modalidade ideal
para gestantes e idosos

Para quem procura uma atividade física que fortaleça os músculos e ainda trabalhe a consciência corporal, o Pilates é uma boa indicação. O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e tem exercícios aparentemente suaves, mas que exigem alta concentração. A atividade trabalha equilíbrio, alongamento, fortalecimento, melhora a oxigenação e alivia dores na coluna. “O Pilates trabalha a região do abdome e fortalece sua musculatura profunda, além do assoalho pélvico, essencial para gestantes e pessoas na terceira idade (que podem ter incontinência urinária devido à flacidez muscular)”, explica a fisioterapeuta e instrutora da prática, Marília Barboni Luz (SP). Por não ser uma atividade aeróbica, emagrecer não é o foco, tampouco o condicionamento. “Alguns alunos acham que emagreceram por ver um corpo mais desenhado, definido e forte”, afirma Marília. O método é contraindicado apenas para pessoas com lesões agudas na coluna. Para quem não faz nenhuma outra atividade física, o Pilates deve ser feito três vezes por semana; para quem já pratica exercícios, duas vezes é o ideal.

 

 Revista VivaSaúde | Ed. 150

 

 

 



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