assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Pilates para ganhar resistência e flexibilidade

Publicado em 21 de Aug de 2014 por Clara Ribeiro | Comente!

A fisioterapeuta Mariana Moraes, do Zahra Spa & Estética explica quais são os benefícios do exercício para o corpo



Texto: Clara Ribeiro / Foto: Shutterstock

Uma maior flexibilidade do corpo é garantida logo após o início da prática

Foto: Shutterstock

A falta de atividades físicas regulares provocam entre outros problemas o enfraquecimento da musculatura postural e das articulações, podendo ser um sinal de uma lombalgia aguda. O problema acontece por meio de uma inflamação nas estruturas lombares, provocada por exemplo por postura incorreta, traumatismos, quedas, movimentos bruscos ou por esforços repetidos de flexão e rotação do tronco. E para prevenir esses incômodos o pilates é uma ótima opção.

“Ela atua trabalhando os diversos grupos musculares do corpo, o que ajuda a desenvolver tanto uma consciência corporal, como trabalho o equilíbrio, a coordenação, a concentração e a força muscular, o que ajuda a melhorar o condicionamento físico”, afirma a fisioterapeuta Mariana Moraes, do Zahra Spa & Estética.

A prática ajuda a aumentar o autocontrole, atua na tonificação e melhora do alongamento da musculatura, pois ajuda na amplitude do movimento, além de promover uma melhora na circulação sanguínea. Outros benefícios é que o pilates ajuda a melhorar a respiração, aumenta a tolerância ao estresse e ainda deixa as articulações mais saudáveis”, garante a fisioterapeuta.

O pilates também ajuda a fortalecer o corpo. "A técnica é composta por alguns exercícios que requerem esforços tanto da região muscular como de outras partes do corpo, o que acaba prevenindo as lesões musculares já que exercita as diversas musculaturas do corpo estabilizadas.”, avalia a especialista.

Outra vantagem é a obtenção de flexibilidade, o que ajuda a equilibrar os grupos musculares antagonistas e a melhorar as articulações deixando-as menos rígidas. “Os benefícios para o corpo são sentidos já na primeira sessão. As aulas de pilates podem ser realizadas em grupo ou de forma individualizada. Mas, é importante ressaltar que independente da escolha, sempre prezamos pela assistência individualizada de cada aluno, especialmente, entre aqueles que estão em situações patológicas”, diz Mariana.



COMENTE!