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Menopausa: veja as dicas para manter a qualidade do sono em dia

Publicado em 12 de Apr de 2017 por Kelly Miyazato | Comente!

Você sabia que dormir mal pode contribuir para o agravamento de alguns sintomas da menopausa? Veja as dicas para manter a qualidade do sono em dia



 

Menopausa: veja as dicas para manter a qualidade do sono em dia

Dormir bem é essencial para evitar o agravamento de outros sintomas. Aposte em uma higiene do sono que inclui ter horários fixos para dormir e acordar (até nos fins de semana), deixar o quarto o mais escuro possível e silencioso, evitar álcool, cafeína e nicotina, e praticar uma atividade física diária, mas não perto do horário de dormir. Outra dica é usar a cama só para dormir e para o sexo – quando a insônia bater, vá para outro ambiente para ler um livro. Se não funcionar, consulte o médico.

Outra saída: plantas medicinais como a valeriana e a passiflora têm efeito positivo no combate à insônia e à ansiedade. A prescrição é feita por um especialista e seu uso deve ser informado ao médico.

 

  • Para conferir mais dicas para ajudar a aliviar os piores sintomas da menopausa, vá até a banca mais próxima ou peça já pelo sitea sua Revista VivaSaúde – Edição 166 → http://bit.ly/2mZRSzO.

 

*Por Tatiana Pronin | Fontes Eliano Pellini, chefe do setor de saúde e medicina sexual da Faculdade de Medicina do ABC (SP), Luciano Pompei, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Climatério e coordenador científico da Associação de obstetrícia e ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e Guia da Menopausa – Sociedade Brasileira de Climatério (http://sobrac.org.br/) | Ilustração: Melissa Lagôa | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Revista VivaSaúde - Edição 166

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