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Exercícios para fortalecer a coluna

Publicado em 06 de May de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Para aliviar dores e corrigir a postura, aprenda 4 exercícios que ajudam a fortalecer a coluna


  • Alongar a lombar. Deitado no chão, segure os joelhos, puxando-os em direção ao peito. Mantenha a posição por 30 segundos. Após algumas semanas de prática, o glúteo deve ser gradativamente levantado do chão.

  • Fortalecer a lombar. Deite de costas e com os joelhos flexionados. Contraia a região pélvica, repetindo o movimento por 10 respirações. A contração deve ser feita no momento da expiração, como se fosse esconder o umbigo.

  • Alongar toda a coluna. Deitado de costas, com os joelhos flexionados, levante o quadril, fazendo força para levar o glúteo em direção ao calcanhar. A posição deve ser mantida por 45 segundos.

  • Fortalecer toda a coluna. Deitado de bruços, levante a cabeça, tronco e braços, realizandodez repetições. A região abdominal deve ser mantida contraída durante a extensão do tronco. Na inspiração, relaxe o corpo.

Você já acordou e, lentamente, movimentou seu corpo e o esticou até se levantar bem disposto? O nosso corpo tem um número muito grande de músculos, ossos e articulações que são usados durante toda a vida. A falta de atividade faz os músculos diminuírem seu tamanho e sua eficiência em se contrair de forma satisfatória. Deixar o músculo em seu tamanho normal significa ter movimentos mais eficientes e menos sujeitos às lesões como tendinites, rupturas e contraturas. Estas qualidades serão conseguidas se houver uma prática habitual de exercícios de alongamento. Essa prática deve ser feita em todos os momentos do dia.Para aprender mais exercícios saudáveis clique aqui.  

Texto: Leonardo Valle/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel

Revista VivaSaúde Edição 100

 



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