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Exercícios para ajudar a diminuir as dores

Publicado em 05 de Dec de 2016 por Kelly Miyazato | Comente!

Se está difícil para se locomover, o primeiro passo é buscar a orientação do especialista... Mediante recomendação da prática de atividade física, veja as sugestões de exercícios para ajudar a diminuir as dores


    • Coluna

    Posição inicial: deitado no chão com a barriga para cima, joelhos dobrados e músculo do abdômen contraído.
    Execução: movimente as pernas para a direita e para a esquerda sem tirar os pés e a coluna do chão, sem gerar dor ou desconforto na coluna ou na perna.
    Repetição: uma série com cinco repetições de cada lado.

    • Ombro

    Posição inicial: em pé, com as costas reta. Execução: movimente cada braço como se ele fosse um pêndulo. É importante que os movimentos sejam curtos e lentos para não gerar dor.
    Repetição: duas séries com oito repetições em cada braço.

    • Joelho

    Posição inicial: deitado de barriga para cima, abdômen inferior contraído e calcanhar apoiado no chão.
    Execução: eleve o quadril tentado tirar as costas do apoio e retorne à posição inicial, sem que o movimento cause nenhum tipo de dor ou desconforto.
    Repetição: uma série com dez repetições.

    • Quadril

    Posição inicial: deitado com os joelhos dobrados e músculos do abdômen inferior contraídos.
    Execução: afaste as duas pernas tentando manter a coluna lombar na mesma posição, isto é, sem que a sua coluna se afaste do apoio do chão e sentindo a musculatura interna da perna alongar.
    Repetição: duas séries com oito repetições.

“Manter a articulação em movimento ajuda a aliviar as dores e melhora a mobilidade”, explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Cearense de Fisioterapeutas (Acefisio). Mas é preciso sempre conversar com seu médico antes! Com a devida orientação dele, veja as sugestões de Montenegro para reduzir dores específicas no corpo.

 

*Por Natasha Franco | Fotos Shutterstock | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Revista VivaSaúde | Ed. 151

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